INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL

Autores

  • Maria Amélia Barcellos Fraga Prefeitura de Vitória
  • Sumika Soares de Freitas UFES

Resumo

Este texto tem como objetivos abordar alguns aspectos históricos e conceituais que têm perpassado a discussão sobre a temática, bem como destacar algumas contribuições da perspectiva histórico-cultural para essa discussão. Durante muito tempo, os estudos mais aprofundados sobre funções psicológicas superiores estiveram atrelados à evolução das reflexões e pesquisas a respeito da inteligência. Mais recentemente, alguns estudos têm ressaltado a influência do ambiente e da cultura no desenvolvimento de processos superiores de pensamento e de criação e apontam que estas influências são muito relevantes no processo de identificação de alunos nas altas habilidades/superdotacão e na implementação de programas de enriquecimento curricular para eles. Um olhar mais atento sobre esses estudos indica que o debate travado entre diferentes concepções de superdotação acentua a complexidade deste objeto de estudo, o que ressalta a necessidade de uma compreensão cada vez mais holística e distanciada da visão unidimensional associada ao conceito de QI, mais evidenciada no início do século XX, nos estudos sobre inteligência. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Amélia Barcellos Fraga, Prefeitura de Vitória

Professora da rede municipal de Vitória e aluna do curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação.

Sumika Soares de Freitas, UFES

Docente do curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo e integrante do Grupo de Pesquisa Infância, Cultura e Subjetividade (Grupicis) da UFES.

Referências

ALENCAR, E. M. L. S.& FLEITH, D. S. Superdotados: determinantes, educação e ajustamento. 2. ed. rev. amp. São Paulo: EPU, 2001.
BARROCO, S. M. S; TULESKI, S. C. Vigotski: o homem cultural e seus processos criativos. Psic. da Ed., São Paulo, 24, 1º sem. 2007, p.15-33.
BOCK, A; FURTADO, Odair & TEIXEIRA, Maria de L. T. Psicologias: uma introdução ao estudo de psicologia. 13. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
DELOU, C. M. C; BUENO, J. G. S. O que Vygotsky pensava sobre a genialidade. Revista de Educação, PUC-Campinas, Campinas, n. 11, p. 97-99, novembro 2001.
FELDHUSEN, J. F. Algumas contribuições da Psicologia à educação do superdotado. In: ALENCAR, E. S. (org.). Novas contribuições da Psicologia aos processos de ensino e aprendizagem. São Paulo: Cortez, 1992. p. 204-217
NEVES-PEREIRA, M. S. Uma leitura histórico-cultural dos processos criativos: as contribuições de Vygotsky e da psicologia soviética. In: VIRGOLIM, A. M. R. (Org.). Talento criativo: expressão em múltiplos contextos. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2007.
PEREZ, S. G. P. B. A identificação das altas habilidades sob uma perspectiva multidimensional. Revista “Educação Especial” v. 22, n. 35, p. 299-328, set/dez, 2009, Santa Maria. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial>. Acesso em: 07 fev. 2014.
RANGNI, R. de A; COSTA, M. da P. R. da. A Educação dos Superdotados: História e Exclusão. Gifted Education: History And Exclusion. Revista Educação,18, v. 6, n. 2, 2011.
RENZULLI, J. Modelo de enriquecimento para toda a escola: Um plano abrangente para o desenvolvimento de talentos e superdotação. Revista Educação Especial. v. 27, n. 50, p. 539-562 set./dez. 2014. Santa Maria. Disponível em: http://www.ufsm.br/revistaeducacaoespecial. Acesso em: 15 mar. 2016.
SIMONETTI, D. C. Inteligência, superdotação e talento. Dotação e talento: indicadores neuropsicológicos. Vitória: GSA, 2010.
STOLTZ, T.; PISKE, F. H. R. Vygotsky e a questão do talento e da genialidade. In: MOREIRA, L. C.; STOLTZ, T. (Orgs.). Altas Habilidades/Superdotação, Talento, Dotação e Educação, Juruá, 2012.
VIRGOLIM, A. M. R. Altas habilidades/superdotação: encorajando potenciais. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2007.
_________. A construção de Práticas Educacionais para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação. IV Encontro Nacional do CONBRASD; I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação; IV Seminário sobre Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. Curitiba, Paraná, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12679%3Aa-construcao-de-praticaseducacionais-para-alunos-com-altas-habilidadessuperdotacao&catid=192%3Aseesp-esducacao- Acesso em: 18 jul. 2014.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Fraga, M. A. B., & de Freitas, S. S. (2016). INTELIGÊNCIA, CRIATIVIDADE E SUPERDOTAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. Revista Educação Especial Em Debate, (2), 131–146. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14486

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo