PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS PORTUGUESAS

Autores

  • Ivone Martins de Oliveira UFES
  • Sonia Lopes Victor UFES

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as contribuições de pesquisas realizadas em programas de pós-graduação em educação de instituições de ensino superior portuguesas, no período de 2008 a 2015, para o desenvolvimento de práticas educativas inclusivas orientadas para crianças e jovens com autismo na escola regular. Assim, foram identificados treze estudos oriundos de diferentes instituições de ensino superior e selecionados para a análise dez relatórios de pesquisa. Na análise, foram destacados aspectos como: a percepção dos pais em relação à inclusão escolar da criança com Perturbações do Espectro Autista (PEA); desafios e possibilidades em relação à prática educativa orientada para a criança com PEA na escola regular e a avaliação no desenvolvimento de práticas educativas inclusivas. O estudo aponta a necessidade de se aprofundar o debate a respeito da avaliação no trabalho educativo dirigido a estudantes com autismo de maneira a potencializar práticas pedagógicas efetivamente inclusivas.

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Biografia do Autor

Ivone Martins de Oliveira, UFES

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Sonia Lopes Victor, UFES

Professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

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Publicado

30-06-2016

Como Citar

Oliveira, I. M. de, & Victor, S. L. (2016). PRÁTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS E JOVENS COM AUTISMO: CONTRIBUIÇÕES DE PESQUISAS PORTUGUESAS. Revista Educação Especial Em Debate, (01), 70–86. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14598

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo