AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Rosemar Santos Soares Prefeitura Municipal de Vila Velha
  • Fernanda de Araújo Binatti Chiote UFES

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as concepções dos professores sobre o processo de ensino para um aluno com deficiência intelectual nas séries finais do ensino fundamental. Toma como referencial teórico a abordagem histórico-cultural, tendo como principal referência os estudos de Vigotski (1983, 1997) sobre o desenvolvimento infantil e defectologia. O estudo consistiu numa pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso. A entrevista foi a principal fonte de coleta dos dados. Teve como sujeitos duas pedagogas e três professores (dois de sala regular e um de educação especial) que atuavam com Bob, aluno com deficiência intelectual. As análises apontam para: uma concepção de ensino-aprendizado ainda pautado na adaptação do aluno com deficiência intelectual à escola; o fato de os professores das disciplinas transferirem o processo de ensino dos conteúdos para a professora especializada, na confecção de atividades e materiais adaptados de modo que o aluno com deficiência intelectual as realiza; o foco nas dificuldades do aluno, o que gera ações minimizadas em relação ao ensino dos conteúdos escolares. Os planejamentos conjuntos dos professores regentes com as professoras de educação especial são considerados como um desafio dentro da organização e dinâmica escolar. Os relatos apresentados revelam que a ação educativa com Bob ainda se baseia em ofertar ao aluno aquilo que ele já dá conta de fazer, limitando as aprendizagens e consequentemente o desenvolvimento do aluno. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosemar Santos Soares, Prefeitura Municipal de Vila Velha

Professora da educação especial do município de Vila Velha. Pós-graduada em Educação Profissional Tecnológica pelo IFES. Aluna do curso de curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação.

Fernanda de Araújo Binatti Chiote, UFES

Professora do ensino básico técnico e tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo. Doutoranda em Educação PPGE/UFES. Professora Mestre do curso de Especialização Lato sensu em Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Inclusão, promovido pela Universidade Federal do Espírito Santo em parceria com o Ministério da Educação. Integra o Grupo de Estudos sobre Autismo, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Especial da Ufes. É Membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Humano e Práticas Educativas em Espaços Escolares e Não Escolares (DHPENES), vinculado ao CNPq.

Referências

ANACHE, A. A. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa sobre os processos de aprendizagem da pessoa com deficiência mental. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. (Orgs.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 47-57.
CARNEIRO, M. S. C. A deficiência intelectual como produção social: reflexões a partir da abordagem histórico-cultural. Trabalho apresentado na 37° Reunião Anual da ANPED, GT-15: Educação especial, Florianópolis, 2015. Disponível em: <http://37reuniao.anped.org.br/wp-content/uploads/2015/02/Trabalho-GT15-4079.pdf>. Acesso em: 10 out. 2015.
FERREIRA, M. C. C. A educação escolar de alunos com deficiência intelectual pode se viabilizar na perspectiva do letramento. In: JESUS, D. M.; BAPTISTA, C. R.; BARRETO, M. A. S. C.; VICTOR, S. L. (Orgs.). Inclusão, práticas pedagógicas e trajetórias de pesquisa. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 101-109.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.
GÓES, M. C. R. Relações entre desenvolvimento humano, deficiência e educação: contribuições da abordagem histórico-cultural. In: OLIVEIRA, M. K,; SOUZA, D. T. R.; REGO, T. C. Psicologia, educação e as temáticas da vida contemporânea. São Paulo: Moderna, 2002. p. 95-114.
–––––. As contribuições da abordagem histórico-cultural para a pesquisa em educação especial. In: BAPTISTA, C. R.; CAIADO, K. R. M.; JESUS, D. M. (Orgs.). Educação especial: diálogo e pluralidade. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 37-46.
LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5. ed. Goiânia: Alternativa, 2005.
ROCHA, M. S. P. de M. L. Não brinco mais: a (des)construção do brincar no cotidiano educacional. 2.ed. Ijuí, RS: Unijuí, 2005.
VIGOTSKI, L. S. Obras escogidas III: historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Madri: Visor, 1983.
–––––. Obras escogidas V: fundamentos da defectologia. Madri: Visor, 1997.
–––––. Pensamento e linguagem. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
–––––. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Soares, R. S., & Chiote, F. de A. B. (2016). AS CONCEPÇÕES DOS PROFESSORES SOBRE O PROCESSO DE ENSINO PARA UM ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Educação Especial Em Debate, (01), 87–102. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/14599

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo