LUIZ – UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Anderson Rubim dos Anjos Secretaria Municipal de Serra/ES
  • Alexandro Braga Vieira PPGMPE

Resumo

Trata-se de um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil da Rede Municipal de Serra/ES que toma o estudante Luiz – uma criança com diagnóstico de autismo – como ponto de análise. Ao se fazer somente uma leitura do aluno a partir de pressupostos biológicos do desenvolvimento e não também considerar sua constituição histórico-social, emergem impossibilidades de envolvê-lo nos processos de mediação do conhecimento. Diante disso, Luiz era a criança que trazia as marcas do “não” em sua aprendizagem. Por meio dos pressupostos da pesquisa-ação colaborativo-crítica, foi constituído um processo de pesquisa na escola em que ele estudava, explorando a observação participante, a realização de entrevistas semiestruturadas e a mediação de momentos de reflexão crítica com os docentes. Esses movimentos trouxeram possibilidades de discussões sobre os modos escolares de a escola ler/entender Luiz e a ajudaram a interpretá-lo também como um sujeito histórico-social, situação que demanda a compreensão da mediação, da relação com os “outros”, do desenvolvimento da linguagem e do acesso à cultura para o desenvolvimento e aprendizagem humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GIVIGI, R. C. N. Tecendo redes, pescando ideias: (re)significando a inclusão nas práticas educativas da escola. 2007. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.

OLIVEIRA, A. C. O autismo e as crianças selvagens: da “prática da exposição às possibilidades educativas”. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2002.

SANTORO, M. A. F. A pedagogia da pesquisa-ação. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., 2004, Curitiba. Anais... Curitiba: XII Endipe, 2005. v.1. p. 1514-1528. 1 CD-ROM.

VICTOR, Sonia Lopes. As produções acadêmicas em educação especial na educação infantil: análise da formação de professores. In: Revista de Ciências Humanas – FW, v. 13, n. 21, p. 79-97, dez. 2012.

VIGOTSKY, L. S.; LEONTIEV, A. N.; LURIA, A. R. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 6. ed. São Paulo: Ícone: EDUSP, 1998.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

VIGOTSKY, L. S. Psicologia Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKY, L. S. Imaginação e criação na infância. São Paulo: Ática, 2009.

Downloads

Publicado

30-06-2017

Como Citar

dos Anjos, A. R., & Vieira, A. B. (2017). LUIZ – UMA CRIANÇA COM AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Educação Especial Em Debate, (3), 85–104. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/17826