EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A REALIDADE DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ

Autores

  • Cláudio Delunardo Severino Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Resumo

No presente estudo objetivou-se compreender e analisar a atuação dos professores de Educação Física que atendem aos alunos com deficiência intelectual na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Volta Redonda/RJ. Os procedimentos metodológicos envolveram um estudo descritivo de campo com professores de Educação Física que atuam na referida instituição e o acompanhamento das aulas no período em que se realizou o estudo. Como instrumento de coleta de dados, foi aplicada uma entrevista semiestruturada com os docentes contendo questões vinculadas ao tema a ser investigado. Verificou-se a partir da análise dos dados obtidos a necessidade de uma melhor base para se formarem professores atuantes no sentido de proporcionar por intermédio das atividades realizadas em aula um contributo para o desenvolvimento global de indivíduos com deficiência.

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Publicado

30-06-2017

Como Citar

Severino, C. D. (2017). EDUCAÇÃO FÍSICA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: A REALIDADE DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS E AMIGOS DOS EXCEPCIONAIS (APAE) DO MUNICÍPIO DE VOLTA REDONDA/RJ. Revista Educação Especial Em Debate, (3), 145–159. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/17831

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo