ENTREVISTA COM O PROF. DR. DAVID RODRIGUES, CONSELHEIRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PORTUGAL

Autores

  • Amanda Costa Camizão UFES
  • Israel Rocha Dias UFES

Resumo

No primeiro semestre do ano de 2017, iniciamos o doutorado em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo. Durante o processo fomos desafiados na disciplina de Seminário de Pesquisa III em Educação Especial e Processos Inclusivos, ministrada pelo professor Dr. Rogério Drago, a apresentar um levantamento sobre as pesquisas em Educação Especial realizadas em Portugal.

Diante disso, realizamos um vasto levantamento bibliográfico nos sítios eletrônicos das principais Universidades de Portugal a fim de saber quais eram as pesquisas realizadas sobre a Educação Especial, como elas eram desenvolvidas, considerando objetivos, sujeitos, locus, metodologias, bases teóricas, principais pesquisadores e os resultados.

Após o levantamento, categorizamos os dados e a partir deles pudemos perceber a grande influência que o professor Dr. David Rodrigues possui dentro da área da Educação Especial no país. Isso se apresentou como um dado relevante e, na tentativa de enriquecer a pesquisa, entramos em contato com o professor e solicitamos uma entrevista. Com o intermédio e orientação do professor Dr. Rogério Drago, fizemos o primeiro contato, nele o professor nos respondeu de forma muito solícita e se disponibilizou a responder[1] às perguntas que havíamos elaborado.

Após a entrevista, vimos um potencial nos dados que produzimos, e assim organizamos o material para submissão em revista científica, pois consideramos que o que foi desenvolvido deve estar disponível para a comunidade científica a fim de colaborar com futuras pesquisas. Afinal a vasta experiência do professor Dr. David Rodrigues tem muito a colaborar com as pesquisas desenvolvidas no Brasil.


[1] A entrevista foi realizada em junho/2017 via Skype.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Camizão, A. C., & Dias, I. R. (2017). ENTREVISTA COM O PROF. DR. DAVID RODRIGUES, CONSELHEIRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO DE PORTUGAL. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 115–125. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18770