ACOMPANHAMENTO DE DOIS ALUNOS SURDOS DURANTE O CICLO I E CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Keli Lima USP

Resumo

A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais, abrangendo alunos surdos, no ensino regular é um tema debatido com frequência nos últimos anos e é uma realidade atual na prática escolar. O professor interlocutor é a ponte entre o professor regente e o aluno surdo na transmissão de informações. O presente estudo teve como objetivo analisar aspectos do processo de escolarização de dois alunos surdos durante o ciclo I e II do ensino fundamental vivenciado por um professor interlocutor e discutir os achados frente à revisão da literatura sobre o tema. Caso #1, a estudante de 9 anos, surda moderada, apresentou evolução mais acentuada durante a alfabetização e letramento. Caso #2, o estudante de 11 anos, surdo profundo e com comportamentos de agressividade, apresentou evolução modesta. Importante notar a forma como a escola se envolveu com a inclusão no ciclo I e no ciclo II foi distinta e possivelmente teve impacto no desenvolvimento dos alunos surdos. Em conclusão, a descrição de novos estudos observacionais sobre a inclusão de alunos surdos, no ensino regular por diferentes vozes, é importante para definir os locais de ocorrência, melhorar as ações de inclusão e criar melhores oportunidades para os alunos surdos.

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Biografia do Autor

Keli Lima, USP

Professora interlocutora e mestranda pelo Programa de Biociências Aplicada à Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto-Universidade de São Paulo.

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Referências

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

Lima, K. (2017). ACOMPANHAMENTO DE DOIS ALUNOS SURDOS DURANTE O CICLO I E CICLO II DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 10–22. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18771

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo