OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE/BRUSQUE-SC

Autores

  • Nildo Aparecido de Melo Instituto Federal Catarinense (IFC)

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar as contribuições do jogo como um instrumento pedagógico na abordagem de conhecimentos de geografia para a qualificação profissional de alunos de educação especial na APAE/Brusque-SC, com base no projeto de extensão desenvolvido pelo Instituto Federal Catarinense (IFC), Campus Brusque, e intitulado “Recursos Tecnológicos e Lúdicos em geografia na formação profissional”. Para tanto foram utilizados recursos tecnológicos (jogos geográficos), em uma perspectiva lúdica, com vistas à construção de conhecimentos geográficos e à formação de aprendizagens múltiplas e significativas para a formação escolar e profissional desses estudantes. A articulação entre o trabalho didático-pedagógico e a formação profissional se deu através do desenvolvimento de habilidades e competências de localização espacial, deslocamento e mobilidade urbana no território municipal e regional, o conhecimento da realidade local e do entorno geográfico (municípios vizinhos) e a compreensão dos principais meios de transporte e de comunicação. O trabalho apontou que o uso de recursos tecnológicos e lúdicos pode servir como significativo recurso didático na educação de jovens e adultos com deficiência.

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Biografia do Autor

Nildo Aparecido de Melo, Instituto Federal Catarinense (IFC)

Professor Doutor do Instituto Federal Catarinense (IFC) - Campus Brusque.

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Publicado

31-12-2017

Como Citar

Melo, N. A. de. (2017). OS RECURSOS TECNOLÓGICOS E LÚDICOS EM GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA EXPERIÊNCIA NA APAE/BRUSQUE-SC. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 40–52. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18773

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo