PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA À NATAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO

Autores

  • Deyliane Aparecida de Almeida Pereira Faculdade Univertix
  • Angélica Leal de Almeida Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Professora da Prefeitura Municipal de Varginha

Resumo

A brincadeira e os jogos lúdicos contribuem sobremaneira no ensino e aprendizagem de diversas áreas do conhecimento. O objetivo deste trabalho é investigar o processo ensino-aprendizado de crianças autistas, com idade de 05 a 07 anos, praticantes de natação expostas a brincadeiras. Metodologicamente é um estudo qualitativo, do tipo descritivo, de intervenção. A amostra foi composta por 14 crianças autistas, divididas em dois grupos: um, exposto a brincadeiras como método de ensino; outro, exposto a aulas com demonstrações e sem o auxílio das brincadeiras. Foram 08 aulas de iniciação à Natação, e observou-se que as crianças vivenciaram e se adaptaram ao meio líquido e houve maior interação com a professora. As crianças que brincaram interagiram de forma positiva nas aulas, diferente da turma em que não houve brincadeira. Diante do exposto, conclui-se que o grupo das crianças que brincaram aprendeu os exercícios de iniciação ao meio aquático melhor do que o grupo que não brincou. No grupo em que não houve brincadeiras, algumas crianças conseguiram realizar alguns dos movimentos propostos, porém não houve êxito em sua completude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyliane Aparecida de Almeida Pereira, Faculdade Univertix

Doutoranda em Ciência da Nutrição na Universidade Federal de Viçosa. Professora da Faculdade Univertix e do Governo do Estado de Minas Gerais.

Angélica Leal de Almeida, Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Professora da Prefeitura Municipal de Varginha

Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Pessoas com Deficiência. Professora da Prefeitura Municipal de Varginha

Referências

AZEVEDO, A. M. P. et al. Asma, natação e exercícios respiratórios para crianças. In: X Encontro de Extensão UFPB-PRAC, 2008. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/x_enex/ANAIS/Area6/6CCSDEFOUT01.pdf Acesso em: 04 jan. 2017.

BECKER, V. S. Indicadores para detecção, seleção e promoção de talentos no esporte – natação. 2012. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Curso de Educação Física, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. (Org.). Diretrizes de Atenção: à Reabilitação da Pessoa com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA). 2014. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_atencao_reabilitacao_pessoa_autismo.pdf>. Acesso em: 04 jan. 2017.

CANOSSA, S. et al. Ensino multidisciplinar em natação: reflexão metodológica e proposta de lista de verificação. Revista Motriz, v. 3, n. 4, p. 82-99, 2007.

CHICON, J. F.; SÁ, M. G. S.; FONTES, A. S. Natação, Ludicidade e Mediação: a Inclusão da Criança Autista na Aula. Revista da Sobama, v. 15, n. 1, p. 15-20, 2014. Disponível em: <http://200.145.171.5/revistas/index.php/sobama/article/view/3797/2837>. Acesso em: 28 out. 2017.

FERNANDES, J. R. P.; COSTA, P. H. L. Pedagogia da natação: um mergulho para além dos quatro estilos. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 5-14, 2006.

GAMA, E. F. et al. Influência da natação na percepção corporal. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 17, n. 2, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008

LÉPORE, M. Programas Aquáticos Adaptados. São Paulo: Atheneu, 1999.

LOURENÇO, C. C. V. et al. Avaliação dos Efeitos de Programas de Intervenção de Atividade Física em Indivíduos com Transtorno do Espectro do Autismo. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 2, p. 319-328, jun. 2015.

MACHADO, D. C. Natação: iniciação ao treinamento. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária Ltda., 2006.

MIRANDA, D. B. P. A. Programa específico de natação para crianças autistas. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado), Curso de Educação Física, Escola Superior de Educação Almeida Garrett, Lisboa, 2011. Disponível em: <http://recil.grupolusofona.pt/jspui/handle/10437/1479>. Acesso em: 09 out. 2016.

MOREIRA, L. Os Benefícios da Natação Infantil no Processo de Alfabetização. Disponível em: http://www.cdof.com.br/natacao6.htm. Acesso em: 09 out. 2016.

Organização Mundial da Saúde (OMS). Classificação internacional de funcionalidade, incapacidade e saúde. São Paulo: Edusp, 2008.

______. Classificação de Transtornos Mentais e do Comportamento da CID – 10: Descrições Clínicas e Diretrizes Diagnósticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998, p. 27-28.

RODRIGUES, C.; FREITAS, A.; MACEDO, M. A prática da natação como melhora na socialização em crianças de 12 a 14 anos. Revista Meta Science. Rio de Janeiro. 2007.

SENRA, J. A importância da natação na primeira infância segundo a psicomotricidade. 2005. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicomotricidade). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2005.

SOUZA, G. Benefícios da utilização de materiais para o desenvolvimento psicomotor dentro do ensino da natação em crianças até 6 anos. 2004. Trabalho de Conclusão de Curso (Pós-Graduação “Lato Sensu” em Psicomotricidade). Pós-Graduação Lato Sensu em Psicomotricidade, Universidade Candido Mendes, Rio de Janeiro, 2004.

STEINER, C. E.; FARIA, A. P. M. Autismo: Um diagnóstico também do pediatra. Pediatria Moderna, São Paulo, v. 35, n. 5, p. 279-286, 1999.

TAHARA, A. K. O elemento lúdico presente em escolas de natação para crianças. Revista Fafib On Line, n. 3, 2007.

TAHARA, A. K.; SANTIAGO, D. R. P.; TAHARA, A. K. As atividades aquáticas associadas ao processo de bem-estar e qualidade de vida. Revista Digital. Buenos Aires, n. 103. Dezembro, 2006.

TEIXEIRA, S. Jogos, brinquedos, brincadeiras e brinquedoteca implicações no processo de ensino, aprendizagem e desenvolvimento. 2. ed. Rio de Janeiro: Wak, 2012.

ZULIETTI, L. F.; SOUSA, I. L. R. A aprendizagem da natação do nascimento aos 6 anos: fases de desenvolvimento. Revista Universitária, São José dos Campos, v. 9, n. 17, p.12-17, 2002.

Downloads

Publicado

31-12-2017

Como Citar

Pereira, D. A. de A., & Almeida, A. L. de. (2017). PROCESSOS DE ADAPTAÇÃO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA À NATAÇÃO: UM ESTUDO COMPARATIVO. Revista Educação Especial Em Debate, 2(4), 79–91. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/18776

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo