ANÁLISE DIALÓGICA DE CENAS EM UMA ESCOLA DE SURDOS: O SIGNO IDEOLÓGICO

Autores

  • Tatiana Cristina Vasconcelos Maia
  • José Anchieta de Oliveira Bentes

Resumo

O uso de novas semioses pode se configurar como uma nova estratégia para a aprendizagem e por conseguinte da inclusão. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o uso dessas novas semioses, mais especificamente, o uso de signos ideológicos efetivados em práticas pedagógicas em uma escola especial de educandos surdos, o Instituto Felipe Smaldone. A abordagem é qualitativa e configura-se como uma análise dialógica das práticas pedagógicas, com o uso dos instrumentos do diário de campo e da filmagem em sala de aula. Constata-se que, na prática pedagógica, os professores do instituto desenvolvem possibilidades de incluir novas semioses, dentre elas a Libras, e que estão na direção da inclusão e da efetiva aprendizagem dos alunos surdos.

Palavras-chave: Práticas Educativas. Signo ideológico. Língua de sinais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

31-12-2019

Como Citar

Vasconcelos Maia, T. C. ., & de Oliveira Bentes, J. A. (2019). ANÁLISE DIALÓGICA DE CENAS EM UMA ESCOLA DE SURDOS: O SIGNO IDEOLÓGICO. Revista Educação Especial Em Debate, 4(8), 76–94. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/28532

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo