APREENSÃO DE MÃES E PROFESSORES SOBRE DIFICULDADES E SUBSÍDIOS DO ALUNO ESPECIAL: CONTRIBUTOS PARA INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS

Autores

  • Francisca Eliete Batista Severo
  • Ermano Batista da Costa

Resumo

Este estudo é uma pesquisa de campo descritiva e de abordagem qualitativa, que objetivou conhecer a visão que mães e professores possuem sobre a educação especial para suscitar ideias de intervenções psicopedagógicas. A pesquisa contou com a colaboração de cinco professoras e cinco mães de alunos com deficiência, as quais responderam a uma entrevista semiestruturada na Escola de Ensino Fundamental João Vicente Alves, em Quixelô, Ceará, Brasil. Para tanto, foi observado que as professoras estão vivenciando conflitos no que diz respeito ao trabalho na sala de aula e à indefinição de seu papel na escola. Apesar da legislação sobre a educação inclusiva, percebeu-se realmente um distanciamento entre a teoria e a prática. Professoras e mães demonstraram sofrer na lida com as crianças público-alvo da educação especial, pois falta estrutura para recepcionar essas crianças na escola e, assim, o processo de trabalho precisa ser intensificado. Com os dados apurados, conheceu-se melhor o universo foco do estudo para a reflexão sobre a educação inclusiva de qualidade a ser adotada por ações e estratégias psicopedagógicas.

Palavras-chave: Educação especial. Atendimento educacional especializado. Psicopedagogia.

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Publicado

04-07-2019

Como Citar

Severo, F. E. B., & Costa, E. B. da. (2019). APREENSÃO DE MÃES E PROFESSORES SOBRE DIFICULDADES E SUBSÍDIOS DO ALUNO ESPECIAL: CONTRIBUTOS PARA INTERVENÇÕES PSICOPEDAGÓGICAS. Revista Educação Especial Em Debate, 4(7), 133–151. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/reed/article/view/26523

Edição

Seção

Artigos - Fluxo Contínuo