Uma invenção helenística: a construção da ideia de judaísmo em oposição ao helenismo no livro de '2 Macabeus'

Autores

  • Willibaldo Ruppenthal Neto Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.17648/rom.v0i14.28902

Palavras-chave:

Judaísmo, Helenismo, Período helenístico, Identidade, 2 Macabeus

Resumo

O presente artigo tem como proposta analisar a construção da identidade judaica no livro de 2 Macabeus a partir do uso do termo grego Ἰουδαϊσμός em oposição ao termo Ἑλληνισμός, que é ressignificado como o estilo de vida grego. Se intenciona analisar como a construção da ideia de “judaísmo”, a partir da oposição à ideia de “helenismo”, se assemelha à anterior construção da ideia de “bárbaro” e à posterior ideia de “cristianismo”, ressaltando a importância da oposição como mecanismo de estabelecimento de identidades culturais na Antiguidade.

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Publicado

30-12-2019

Como Citar

RUPPENTHAL NETO, Willibaldo. Uma invenção helenística: a construção da ideia de judaísmo em oposição ao helenismo no livro de ’2 Macabeus’. Romanitas - Revista de Estudos Grecolatinos, [S. l.], n. 14, p. 177–195, 2019. DOI: 10.17648/rom.v0i14.28902. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/romanitas/article/view/28902. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Tema livre