Perspectivas das crianças sobre o desastre-crime do Rio Doce: efeitos e alterações no cotidiano e na paisagem de povoação/es a partir das práticas do brincar

Autores

  • Pedro Alves Gomes UFES

Resumo

Esse projeto propõe um enfoque diferenciado sobre a análise do desastre-crime do Rio Doce: a partir da perspectiva das crianças. Busca entender os efeitos e as alterações no cotidiano e na paisagem, tendo como interlocutores as crianças do distrito de Povoação/ES, comunidade atingida pelas implicações da chegada onda de lama oriunda das atividades de mineração da Samarco, em novembro de 2015. A partir das práticas do brincar com o rio e o mar, próprias da infância, objetiva-se observar as mudanças em curso na comunidade, decorrentes dos efeitos provocados pela presença da lama no cotidiano local, assim como a relação desses efeitos com a experiência de paisagem. A abordagem teórica do estudo privilegia contribuições do campo da antropologia da criança, análises sociológicas acerca da infância e das práticas do brincar, além dos estudos sobre a paisagem. Tem como objetivo específico entender as diferentes vivências das crianças com o desastre e a repercussão deste no imaginário infantil e nas práticas lúdicas. Para tanto, recorre às contribuições metodológicas de inspiração etnográfica e à observação participante, assim como outras ferramentas como, por exemplo, coleta e análise de desenhos infantis, gravações audiovisuais, história oral, práticas do brincar e grupos focais.

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