Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos

Autores

  • Maria Elizabete Nascimento de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i1.19456

Resumo

Resumo: Esta abordagem visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014.  A metodologia utilizada se pautou na pesquisa-ação participante, com o objetivo de reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. A pretensão não é eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos culpabilizar os profissionais da docência pela ineficácia da função, mas contribuir para incitar um movimento no contexto educativo que contribua na superação dos desafios apresentados pelos coordenadores pedagógicos.

Palavras-chave: coordenação pedagógica; teoria; formação; atuação.

 

Resumen: Este enfoque tiene como objetivo analizar los datos parciales de las experiencias de informes estructurados en el contexto de la educación continua con los coordinadores que trabajan en las instalaciones educativas en la ciudad de Cáceres en Mato Grosso, en el año 2014. La metodología utilizada se basó la investigación-acción participante, con el fin de reforzar la necesidad de un trabajo dirigido a la naturaleza específica de la función de coordinación pedagógica dentro de las escuelas. El reclamo no está exenta de la obligación del Estado de proporcionar las condiciones de trabajo de estos profesionales, y mucho menos culpar a los profesionales de la enseñanza por la ineficacia de la función, sino para contribuir a incitar un movimiento en el contexto educativo que un factor que contribuye a superar los desafíos que presenta coordinadores.

Palabras clave: coordinación pedagógica; teoría; formación; actuando.

 

Abstract: This approach aims to analyze the partial data of the experiences of structured reports in the context of continuing education with the coordinators who work in educational facilities in the city of Caceres in Mato Grosso, in the year 2014. The methodology used was based the participant action research, in order to reinforce the need for a work aimed at the specific nature of the pedagogical coordination function within the schools. The claim is not exempt from the obligation of the State to provide working conditions these professionals, much less blaming the teaching professionals about the ineffectiveness of the function, but to contribute to incite a movement in the educational context that a contributing factor in overcoming the challenges presented by coordinators.

Keywords: pedagogical coordination; theory; formation; acting.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Elizabete Nascimento de Oliveira

Coordenadora de Formação Continuada no CEFAPRO/Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica, no município de Cáceres/MT entre os anos de 2011 a 2014. Atualmente, doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários pela UNEMAT/Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra-MT. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso/FAPEMAT. Residente no município de Cáceres-Mato Grosso/BRASIL.

Referências

CAVALHEIRO, Rejane; ISAIA, Silvia A.; BOLZAN, Doris P. V. (2010). “A formação no ensino superior: quais trajetórias de formação têm os professores que formam professores para a escola básica?” Revista de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v.2, n.3, pp.11-49, ago./dez.

CHAPANI, Daisi T.; CARVALHO, Lizete M. O. de; TEODORO, António (2010). “Políticas de formação docente na Bahia: uma análise a partir de pressupostos da teoria social de Habermas”. Revista de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v.2, n.3, pp.66-85, ago./dez.

FERNANDES, R. C. de A. (2010) “Educação continuada de professores no espaço-tempo da coordenação pedagógica: avanços e tensões”. In:
VEIGA, I. P. A; SILVA, E. F. A escola mudou. Que mude a formação de professores! Campinas, São Paulo: Papirus.

FREIRE, Paulo (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24ª ed. São Paulo: Paz e Terra.
______. (2006). À sombra desta mangueira. 8ª ed. São Paulo: Olho d’Água.

GARCIA, Carlos M. (2010). “O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência”. Revista de Pesquisa sobre Formação de Professores. Belo Horizonte, v.2, n.3, pp.11-49, ago./dez.

LIBÂNEO, José Carlos (1994). Didática. São Paulo: Cortez.
______. (1998). Perspectivas de uma Pedagogia. Pensar a Prática. 1:1-21, jan./jun. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/8/2613. Acesso em: 24/07/2014.

NÓVOA, António (2003). Entrevista à Revista Pátio. Acesso em: 31.03.2012. Disponível em: http://www.alemdasletras.org.br/entrevista_antonio.aspx. .

NÓVOA, António; FINGER, Mathias (2010). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, Rio Grande do Norte: EDUFRN; São Paulo: Paulus.

Downloads

Publicado

04-04-2018

Como Citar

Oliveira, M. E. N. de. (2018). Entre experiências e diálogos: a construção da trajetória formativa dos coordenadores pedagógicos. Simbiótica. Revista Eletrônica, 4(1), 30–45. https://doi.org/10.47456/simbitica.v4i1.19456

Edição

Seção

Artigo