O multiculturalismo na filmografia escolhida de Woody Allen: "Ponto Final – Matchpoint", "Meia Noite em Paris" e "Para Roma com Amor"

Duilio Maximiano Lanzoni

Resumo


Este artigo tem como principal objetivo explicar a noção de multiculturalismo no contexto da atualidade, tendo como ideia principal os efeitos provocados pelo fenômeno da globalização presentes na filmografia de Woody Allen. É usada como corpus a produção cinematográfica do diretor norte-americano, nos filmes Ponto Final – Matchpoint, Meia noite em Paris e Para Roma com Amor. Deles, desprendem-se cenas que caracterizam a diversidade cultural, o comportamento e os costumes que desenham os espaços cosmopolita, universal e contemporâneo.

Palavras-chave: Multiculturalismo; Filmografia; Woody Allen; Globalização; Contemporaneidade.


Resumen

Este artículo tiene como objetivo principal explicar los principios del multiculturalismo en el contexto social actual. La idea principal consiste en mostrar los efectos provocados por el fenómeno de la globalización presente en la filmografía de Woody Allen. Es utilizado como corpus la producción cinematográfica del director estadunidense Woody Allen, en las películas La provocación, Medianoche en París y A Roma con amor. De ellas emanan escenas que caracterizan la diversidad cultural, el comportamiento y las costumbres que proyectan espacios cosmopolitas, universales y contemporáneos.

Palabras clave: Multiculturalismo; Filmografía; Woody Allen; Globalización; Contemporaneidad.

 

Abstract

This article has as main objective to explain the notion of multiculturalism in the context of the present time, being its main idea the effects provoked by the phenomenon of globalization present in the filmography of Woody Allen. It uses as corpus the cinematographic production of the North American director Woody Allen in the films Matchpoint, Midnight in Paris and To Rome with Love. From them, scenes that characterize the cultural diversity, the behavior and customs that draw the cosmopolitan, universal and contemporary spaces are unfold.

Keywords: Multiculturalism; Filmography; Woody Allen; Globalization; Contemporaneity.


Texto completo:

PDF

Referências


BOLOGNESI, Luiz (2009). “O palhaço vai ao divã”. In: DEFANTI, Angelo; MENEZES, Inez (Orgs.). A elegância de Woody Allen. Rio de Janeiro: Sobretudo Produções, pp. 148-149.

BLOOM, Harold (2012). Abaixo as verdades sagradas. São Paulo: Companhia das Letras.

CASTRO, Ruy (2006). Um filme é para sempre. São Paulo: Companhia das Letras.

HÖSLE, Vittorio (2002). Woody Allen. Filosofía del humor. Barcelona: Tusquets.

LANZONI, Duilio Maximiano (2017). O multiculturalismo em filmografia “escolhida” de Woody Allen. São Paulo: Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista/UNIP, 194 f. Acesso em 08/2018. Disponível em:

LARAIA, Roque de Barros (2001). Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

LAX, Eric (2009). Conversas com Woody Allen: seus filmes, o cinema e a filmagem. São Paulo: Cosac Naify.

LIPOVETSKY, Gilles (2005). A era do vazio. Ensaios sobre o individualismo. São Paulo: Manole, 2005.

RIBEIRO, Roberta C. (2014). “Woody Allen: o intelectual judeu entre a construção biográfica e a figura pública”. Revista Plurais, v.4, nº.2, pp. 59-79.

SANTOS, Milton (2008). A natureza do espaço. São Paulo: EDUSP.

SCHICKEL, Richard (2004). Woody Allen. A life in film. Maryland: Natl Book Network.

______. (2010). “Entrevista a Woody Allen al periodista Richard Schickel”. El País. Cultura, canal TCM, 1 dic, 2010. Disponível em:. Acesso em 21/06/2018.

SHOHAT, Ella; STAM, Robert ([1994]2002). Multiculturalismo, cine y medios de comunicación: crítica del pensamiento eurocéntrico. Barcelona: Paidós.

SOARES, Marcos C. P. (2013) “A figura do escritor em Meia noite em Paris de Woody Allen”. Itinerários, Araraquara, nº 36, pp. 81-97.

TAYLOR, Charles (2005). Multiculturalismo. Lisboa: Piaget.

______. (2004). Modern social imaginaries. Durham/London: Duke University Press.

UNESCO (2001). Mondialisation/globalisation. Acesso em 20/12/2017. Disponível em:

Filmografia

Matchpoint. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. London (UK): BBC Films, Thema Production, Jada Productions, 2006, 1 DVD

Meia Noite em Paris. Direção: Woody Allen, Produção: Letty Aronson. Paris (FR): Gravier Productions, Madiapro, Pontchartrain Productions, 2011, 1 DVD

Para Roma com Amor. Direção: Woody Allen, Produção: Faruk Alatan. Roma (IT): Medusa Fim, Gravier Productions, Perdido Productions, 2012, 1 DVD.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

_____________

ISSN: 2316-1620

_____________

QUALIS:

Interdisciplinar B2

Administração B3

História B3

Sociologia B4

Antropologia B4

Ciência Política B5

____________________________________________________________________________________________________

INDEXADORES e DIRETÓRIOS

                                                    

                                                        

                                                                                 

   ____________________________________________________________________________________________________
NAS REDES SOCIAIS:
 
       

____________________________________________________________________________________________________

ciências humanas e sociais