ACESSIBILIDADE E MOBILIDADE REDUZIDA DE PESSOAS NOS ESPAÇOS DOS CAMPI UNIVERSITÁRIOS DE FEDERAÇÃO/ONDINA DA UFBA: DIAGNÓSTICOS

Autores

Resumo

Este artigo tem o objetivo de descrever e explicar as condições de acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida dos campi da Federação/Ondina na UFBA/Salvador-BA, com base em documentos e na legislação em vigor do Brasil. Foi realizada revisão bibliográfica de análise de documentação e de projetos técnicos de órgãos de engenharia da UFBA que trabalham a temática, bem como o trabalho de campo. A partir desses trabalhos foram verificadas propostas de ampliação e de revitalização dos acessos arquitetônicos/urbanísticos das áreas externas dos campi. Com base nesses estudos foi elaborada uma planta temática representando a situação das rotas acessíveis, podendo-se esboçar, como resultado final, um diagnóstico da situação atual dos campi, com relação à acessibilidade e mobilidade de pessoas nesse espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tairony Oliveira Sousa, UNIVERSIDADE FEDERAL DE BAHIA

RESUMO Este artigo tem o objetivo de descrever e explicar as condições de acessibilidade das pessoas com mobilidade reduzida no espaço aberto dos campi universitários de Federação/Ondina da Universidade Federal da Bahia (UFBA), localizados na cidade do Salvador, com base em documentos e na legislação em vigor sobre as políticas de acessibilidade a nível dos governos federal, estadual e municipal. Como procedimento teórico-metodológico foi feita uma revisão bibliográfica de textos (artigos, dissertações, teses), cartilhas, análise de documentação e de projetos técnicos de órgãos de engenharia da UFBA que trabalham a temática, bem como o trabalho de campo. A partir desses trabalhos, efetuados por profissionais de arquitetura e urbanismo, foram verificadas propostas de ampliação e de revitalização dos acessos arquitetônicos/urbanísticos das áreas externas dos campi. Com base nesses estudos, projetos e no trabalho de campo foi elaborada uma planta temática representando a situação das rotas acessíveis (calçadas, escadas, estacionamentos, rampas, vias principais e acessos, faixas de pedestres), podendo-se esboçar, como resultado final, um diagnóstico da situação atual dos campi, com relação à acessibilidade e mobilidade de pessoas nesse espaço.

Referências

Instituto Nacional do Câncer. Incidência de câncer no Brasil. Rio de Janeiro: INCA; 2009.

Victora CG, Leal MC, Barreto ML, Schimidt MI, Monteiro CA, organizadores. Saúde no Brasil: a série The Lancet, 2011. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2011.

Peres AC. Sob o Signo do Câncer. 155. ed. Rio de Janeiro: ENSP/FIO-CRUZ; 2015.

Kuschnir, R. Gestão de Redes de Atenção à Saúde - 2. Rio de Janeiro: ENSP; 2015.

Mercante JIS, Rodrigues RG, Alvarenga MT, et al. HPV e sua influência no câncer de colo de útero. Rev. Conexão Eletrônica. 2017; 14(1): 182-189.

Camargos Cancer Center. Manual de Condutas em Ginecologia Oncológica. São Paulo: A.C.Camargo; 2014.

Silva PMC, Silvia IMB, et al. Conhecimento e atitudes sobre o papilomavírus humano e a vacinação. Rev. Esc. Anna Nery. 2018; 22 (2): e20170390.

França SB, Silva RAR, et al. Adesão das adolescentes a campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano: no Brasil, Minas Gerais e microrregião da serra geral. Rev. Unimontes Cientifica. 2017; 19(1): 1-12.

Belo Horizonte. Vacinas Dúvidas Mais Frequentes. Belo Horizonte, MG: Secretaria Municipal de Saúde; 2016b.

Jesus A, Saraiva JES. O papel do jornal eletrônico frente a uma coletividade virtual. Intercom - sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Curituba- PR: abril/set 2017.

Quevedo JP, Inácio M, et al. A política de vacinação contra o HPV no Brasil: A comunicação pública Oficial e Midiática face à emergência de controversias, Rev. Tecnol. Soc. Curitiba. 2016; 12(24): 1-26.

Brasil. Ministério da Saúde. Vacina de HPV é ampliada para meninos de 11 a 15 anos incompletos. Brasília, DF. 2017.

Brasil. Ministério da Saúde. Programa Nacional de Imunização. Brasília, DF. 2013.

Belo Horizonte. Vacinas Dúvidas Mais Frequentes. Belo Horizonte, MG: Secretaria Municipal de Saúde; 2016a.

Borsatto AZ, Vidal MLB, et al. Vacina contra o HPV e a Prevenção do Câncer do Colo do útero: subsídio para a prática. Rev Brasileira de Cancerologia. 2011; 57(1): 67-74.

Brasil. Ministério da Saúde. Doenças infecciosas e parasitárias. Brasília, DF. 2010.

Brasil. Ministério da Saúde. Manual de Normas e Procedimentos Para Vacinação Brasília, DF: Ministério da saúde; 2014.

Carvalho JJM. Atualização em HPV: Abordagem científica e multidisciplinar. 2. ed. São Paulo: Instituto Garnet. 2012.

Baracat EC. Atualização em HPV: Abordagem científica e multidisciplinar. 2. ed. São Paulo: Instituto Garnet. 2012.

Oliveira MFS, Martinez EZ, Rocha JSY. Fatores associados à cobertura vacinal em menores de cinco anos, Bom Jesus, Angola. Rev de Saúde Pública. 2014; 54(1): 906-915.

Downloads

Publicado

02-12-2019

Edição

Seção

GT-5: Mobilidade, migração e espaço urbano