O USO DAS IMAGENS NA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DO ESPAÇO URBANO EM TAQUARA-DUQUE DE CAXIAS-RJ

  • Edson José Diniz Universidade do Estado do Rio de Janeiro - Faculdade de Formação de Professores.

Resumo

A educação geográfica visa estimular às capacidades analíticas, reflexivas e críticas dos discentes, considerando-os como sujeitos ativos e o centro do processo de ensino e aprendizagem, despertando o raciocínio geográfico. Desta forma, a pesquisa tem como objetivo geral analisar a importância da educação geográfica e dos conceitos e conteúdos da cidade e do urbano nas práticas espaciais dos estudantes do Colégio Estadual Nova América, bairro da Taquara - Duque de Caxias. O referencial metodológico escolhido é a abordagem qualitativa Estudo de Caso, permitindo que os investigadores foquem em um “caso” e retenham uma perspectiva holística e do mundo real. Os instrumentos da pesquisa foram a aplicação de um questionário junto aos alunos e a realização de uma oficina com uso de imagens. Tem-se como resultado a participação ativa dos alunos na oficina, melhor entendimento dos conteúdos e a construção de uma cartilha sobre a cidade.

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Liberlivros, 2005. p. 7-70.

CALLAI, Helena Copetti. Educação Geográfica: Reflexão e Prática. Ed. Unijuí, Ijuí-RS, 2011.

CASTELLAR, Sônia. VILHENA, Jerusa. Um breve referencial teórico e a educação geográfica. In: Ensino de Geografia. 1ª edição. São Paulo, editora Cengage Learning, 2012, p.1-22.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: Ensaios sobre o ensino de geografia para a vida interna cotidiana. 3ªed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

_____________. O Ensino de Geografia na escola. Campinas: Editora Papirus, 2012.

_____________. Referências pedagógico-didáticas para a geografia escolar. In: O ensino de geografia na escola. Ed. Papirus, Campinas-SP, 2012, p.39-60.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 4ª edição. São Paulo: Ática, 2005.

COUTO, Marcos Antônio Campos. A geografia como ciência das práticas e dos saberes espaciais - por um novo modelo clássico de organização curricular. Resultado da Pesquisa de Pós Doutorado na Faculdade de Educação da Unicamp. sp.

GIRÃO, Osvaldo. LIMA, Surama Ramos. Geografia Ensino &Pesquisa, vol. 17, .2, maio/ago. 2013, p.88-106.

HARVEY, David. A geografia da acumulação capitalista: uma reconstrução da teoria marxista. In: A produção capitalista do espaço. Ed. Annablume, São Paulo, 2005, p. 41-73.

LEFEBVRE, Henri. O direito à cidade. São Paulo: Centauro Editora, 2001.

LEITE, Edson José Diniz; SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos. A produção social do espaço e o ensino da cidade de Duque de Caxias pelas imagens. Itinerarius Reflectionis (Online), v 14, p. 01-23,2018.

MOREIRA, Ruy. Uma ciência das práticas e saberes espaciais. Revista Tamoios, São Gonçalo (RJ), n.2, p. 26-43, 2017.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SOUZA, Camila Viana. A produção social do espaço e o ensino da cidade de São Gonçalo. Revista GeoUECE (Online), v. 5, n. 8, p. 06-32, jan./jun. 2016.

SACRAMENTO. Ana Claudia Ramos. O estudo da cidade e do cidadão: A classe como intervenção didática para ensinar geografia. Revista Geográfica de América Central (Impresso), v. 1, p. 1001-123,2017.

SANTOS, Milton. Manual de geografia urbana. Editora USP. 3ª edição. 2008.

_______________. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção, São Paulo: EDUSP, 2012.

SIMÕES, Manoel Ricardo. Ambiente e sociedade na Baixada Fluminense. Mesquita: Entorno, 2011.

SOUZA, Marcelo Lopes. ABC do desenvolvimento urbano. 6ª edição. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

TENREIRO, André. Duque de Caxias: a geografia de um espaço desigual. Ed. Entorno, Nova Iguaçú-RJ, 2015.

Publicado
2019-12-08
Seção
GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais