Considerações acerca de um percurso de pesquisa: uma meta-análise da conjugação de elementos da Teoria das Catástrofes (TC) e da noção de morfologia hierárquica estratificada aplicadas ao estudo da produção do espaço

Autores

  • James Amorim Araujo Universidade do Estado da Bahia

Resumo

Este artigo trata do percurso realizado teórico-metodologicamente para conjugar as noções de estabilidade estrutural e morfogênese da Teoria das Catástrofes (TC) do matemático René Thom à noção de morfologia hierárquica estratificada proposta pelo filósofo Henri Léfèbvre. Trata-se, portanto, de uma meta-análise do trabalho realizado na qual tecemos considerações acerca dos desafios/limites teóricos estabelecidos entre processo e estrutura, assim como, entre os métodos dialético e estrutural. A perspectiva de superação dos desafios partiu do papel do Estado como terceiro elemento epistemológico. Outra meta-análise feita é do ensaio de aplicação teórico-metodológica a partir de funções de medidas de valorização de uma seção do espaço urbano da cidade de Salvador/Ba. Concluímos que as noções teóricas citadas acima contribuem para a densificação do potencial analítico no interior da abordagem da produção do espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Amorim Araujo, Universidade do Estado da Bahia

Professor Doutor em Geografia Humana. Professor adjunto do Departamento de Ciências Humanas, Campus V, da Universidade do Estado da Bahia.

Referências

CASTELO, R. A “questão social” na origem do capitalismo: pauperismo e luta operária na teoria social de Marx e Engels/ Rodrigo Castelo Branco. –Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Serviço Social, 2006.

CASTELO, R. O social-liberalismo brasileiro e a miséria ideológica da economia do bem-estar. In: Desenvolvimentismo e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. MOTA, A. E. (org.). São Paulo: Cortez, 2012.

COGGIOLA, O. Análises concretas da luta de classes. In: Curso livre Marx – Engels: a criação destruidora. NETTO, J. P.(org.). São Paulo: Boitempo, Carta Maior, 2015.

ENGELS, F. A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado. Trad. Leandro Konder. 9. ed. Civilização Brasileira : Rio de Janeiro, 1984.

FERNANDES, F. A Revolução Burguesa no Brasil. Rio de Janeiro: Zahar

Editores, 1975.

HARVEY, D. A teoria marxista do Estado. In: A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.

IAMAMOTO, M. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2012.

IANNI, O. Introdução. In: MARX, Karl. Sociologia. São Paulo: Ática, 1980. p. 7- 42.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. São Paulo: Nova cultural, 1985. 5 v.

______. Crítica à filosofia de direito de Hegel. Tradução: Rubens Enderle e Leonardo de Deus, 1ª ed. São Paulo: Boitempo, 2005.

______. Glosas Críticas Marginais ao Artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social”, de um prussiano [1844]. São Paulo: Expressão Popular, 2010a.

______. Sobre a questão judaica. São Paulo: Expressão popular, 2010b.

______. O 18 de brumário de Luís Bonaparte. São Paulo: Boitempo, 2011.

______; ENGELS, F. A ideologia alemã: crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirne, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Trad. Luciano Cavini Martorano, Nélio Scheider e Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2007. (Coleção Marx e Engels).

______. Manifesto do partido comunista. São Paulo: Expressão popular, 2008.

MASCARO, A. L. Estado e forma política. São Paulo: Boitempo, 2013.

MAZZEO, A. C. Estado e burguesia no Brasil: origens da autocracia burguesa. São Paulo: Boitempo, 2015.

MESZAROS, I. A montanha que devemos conquistar: reflexões acerca do Estado. São Paulo: Boitempo, 2015.

MOTA, A. E.; AMARAL, A.; PERUZZO, J. F. O novo desenvolvimentismo e as políticas sociais na América Latina. In: Desenvolvimentismo e construção de hegemonia: crescimento econômico e reprodução da desigualdade. MOTA, A. E. (org.). São Paulo: Cortez, 2012.

OLIVEIRA, F. de. Crítica a razão dualista: o ornitorrinco. São Paulo: Boitempo,

______. Hegemonia às avessas: decifra-me ou te devoro! In: Hegemonia às avessas: economia, política e cultura na era da servidão financeira. OLIVEIRA, F. de; BRAGA, R. e RIZEK, C. (org.). São Paulo: Boitempo, 2010.

SALVADOR, E. da S. Fundo público no Brasil: financiamento e destino dos recursos da seguridade social (2000 a 2007). Brasília, 2007.

SIQUEIRA, L. Pobreza e Serviço Social: diferentes concepções e compromissos políticos. São Paulo: Cortez, 2013.

SOUZA, J. M. A. de. Estado e sociedade civil no pensamento de Marx. In: Revista Serviço Social e Sociedade. São Paulo, n. 101, jan. /mar. 2010.

______. Tendências ideológicas do conservadorismo. Pernambuco, 2016.

VASCONCELOS, K. E. L.; SILVA, M. C. da.; SCHMALLER, V. P. V. (Re)visitando Gramsci: considerações sobre o Estado e o poder. In: Revista Katalysis. Florianópolis, v. 16, n. 1, p. 82-90, jan./jun. 2013.

VIANNA, L. W. Caminhos e Descaminhos da Revolução Passiva à Brasileira. Rio de Janeiro, 1996. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0011-52581996000300004> Acesso em 15/09/2017.

VIOLIN, T. C. A sociedade civil e o estado ampliado, por Antonio Gramsci. In: Revista Eletrônica do CEJUR , v. 1, n. 1, ago./dez. 2006.

Downloads

Publicado

06-12-2019

Edição

Seção

GT-9: A produção do urbano: abordagens e métodos de análise