O CONSUMO DA PAISAGEM DO CENTRO HISTÓRICO DE MUQUI – ES COMO EXPRESSÃO DO PERÍODO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Autores

  • Camilla Ribeiro Leal Universidade Federal Fluminense
  • Silvana Cristina da Silva Universidade Federal Fluminense

Resumo

Esta pesquisa buscou a compreender a inserção de Muqui – ES, uma cidade pequena, na dinâmica da rede urbana frente as transformações do meio técnico-científico informacional. A formação territorial de Muqui teve importância devido a economia cafeeira. Desse período a cidade herdou uma paisagem urbana que vem sendo ressignificada. Houve um processo de patrimonialização do Centro Histórico de Muqui, que se caracteriza como o maior sítio histórico do estado do ES. Deste modo, procurou-se entender como se deu o processo de dinamização dos fluxos na rede urbana em que Muqui está inserida. Para tanto, recorreu-se a análise do espaço urbano, contextualizando o com a rede urbana na qual a cidade está inserida. No decorrer dos últimos anos, os eventos sediados na cidade fizeram com que as atividades terciárias sofressem uma expansão qualitativa e quantitativa, tornando o lugar cada vez mais atrativo para o capital comercial e das artes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camilla Ribeiro Leal, Universidade Federal Fluminense

Estudante de Geografia pela Universidade Federal Fluminense.

Silvana Cristina da Silva, Universidade Federal Fluminense

Professora de Geografia Urbana e Geografia Política do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense.

Referências

CASTRO, Janio R. B. de. A proposição do conceito de centralidade cultural e a promoção de eventos festivos como estratégia de turistificação de pequenas cidades: reflexões a partir de alguns estudos de casos. In: Cidades médias e pequenas: teorias, conceitos e estudos de caso. Diva Maria Ferlin Lopes, Wendel Henrique (orgs.). Salvador: SEI, 2010. 250 p. il. Série estudos e pesquisas, 87.
CORRÊA, R. L. A Rede Urbana. São Paulo: Editora Ática, 1989.
CORRÊA, R. L. Globalização e reestruturação da rede urbana: uma nota sobre as pequenas cidades. Território, Rio de Janeiro, v. 4, n. 6, p. 41-53, 1999.
CORIOLANO, L. N. M. T. Turismo: Prática Social de Apropriação e de Denominação de Territórios. In: LEMOS, Amalia I. G. de; ARROYO, Mónica; SILVEIRA, Maria Laura (orgs.), América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires, Clacso, 2006, p. 367- 378.
CRUZ, R. C. A. Planejamento Governamental do Turismo: Convergências e Contradições na Produção do Espaço. In: LEMOS, Amalia Inés Geraiges de; ARROYO, Mónica; SILVEIRA, Maria Laura (orgs.), América Latina: cidade, campo e turismo. Buenos Aires, Clacso, 2006, p. 337-350.
FRESCA, T.M. Centros locais e pequenas cidades: diferenças necessárias. Mercator, número especial, p. 75-81, dez. 2010.
HARVEY, David. A produção capitalista do espaço. São Paulo: AnnaBlume, 2005, p. 251.
HAUTEQUESTT FILHO, Genildo C. Arquitetura urbana do café em Muqui-Es. 2011. 249 f. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2011.
IBGE (INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA). Cidades. 2016. Disponível em: <http://cidades.ibge.gov.br/painel/historico.php?lang=&codmun=320380/> Acesso em: 09 de setembro. 2017.
JURADO DA SILVA, Paulo F. Cidades pequenas e indústria: contribuição para a análise da dinâmica econômica na região de Presidente Prudente/SP. (Dissertação de Mestrado em Geografia). Presidente Prudente: FCT/UNESP, 2011. 282 f.
LUCHIARI, M. T. D. Paes. Patrimônio cultural – uso público e privatização do espaço urbano. In: XI Encontro Nacional Da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa Em Planejamento Urbano e Regional – ANPUR, 11., 2005, Salvador. Anais... Salvador: ANPUR, 2005, p. 1-17.
NICOLAU, Ricardo Alexandre. A identidade socioespacial e constituição territorial: o papel das dinâmicas econômicas na conservação do patrimônio. 2010. 176 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória. 2010.
PESSOTTI, Luciene. Arquitetura Cafeeira do Sul do Espírito Santo: o casario histórico de Muqui. III Encontro Da Associação Nacional De Pesquisa E Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Data?
SANTOS, Milton. Sociedade e espaço: a formação social como teoria e como método. Boletim Paulista de Geografia, São Paulo: AGB, 1977, p. 81- 99.
SANTOS, Milton. Espaço e método. São Paulo: Hucitec, 1985.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único a consciência universal. 7 ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2014.
TREVEZAN, Raquel. Moradores do Espírito Santo aderem ao 'Cama & Café'. Disponível em: http://www.es.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/ES/moradores-do-espirito-santo-aderem- ao camacafe,30e06f1c2a156410VgnVCM1000003b74010aRCRD>. Acesso em 29/07/2017.
URRY, John. olhar do turista, O. Studio Nobel, 1996.

Downloads

Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-15: Brasil Não-Metropolitano: Temporalidades e Espacialidades Urbanas