O CONHECIMENTO DE JOVENS UNIVERSITÁRIOS SOBRE A CIDADE DE TERESINA-PI

  • Mugiany Brito Portela Universidade Federal do Piauí

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da tese intitulada “o ensino de cidade na educação básica: conhecimentos geográficos de jovens universitários em Teresina, PI”. A metodologia deste artigo foi a aplicação de questionários para jovens recém ingressos em diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Piauí - UFPI. O questionário constou de perguntas estruturas e semiestruturadas para os cursos de Direito, Matemática, Educação Física, Medicina Veterinária, Pedagogia e Engenharia Elétrica. Foram escolhidos de cada centro de ciências da UFPI/Teresina, o curso com a maior quantidade de alunos matriculados no primeiro período, naquela ocasião. Como resultados, constatamos que os jovens tiveram um aprendizado ínfimo sobre a cidade de Teresina durante a educação básica e que seus conhecimentos sobre a cidade limitam-se às informações adquiridas no cotidiano.

Biografia do Autor

Mugiany Brito Portela, Universidade Federal do Piauí
Professora do curso de Graduação e Pós-Graduação em geografia da UFPI. Trabalha com o ensino de cidade.

Referências

BRASIL. IBGE. Censo Demográfico. 2010b. Disponível em: . Acesso em: 20 abr. 2012.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Lugares periféricos da cidade, vida cotidiana e o ensino de geografia. In: CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a cidade. Campinas, SP: Papirus, 2008.

FERNANDES, Edésio. Impacto socioambiental em áreas urbanas sob a perspectiva jurídica. In: MENDONÇA, Francisco; MONTEIRO, Carlos Augusto de Figueiredo (Org.). Impactos socioambientais urbanos. Curitiba: Ed. UFPR, 2004.

LEFEBVRE, Henri. Espaço e política, o direito à cidade II. Tradução Margarida Maria de Andrade, Pedro Henrique Denski e Sérgio Martins. 2. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2016.

OLIVEIRA MACÁRIO, Marlene. O estudo do meio sobre a cidade e o urbano na geografia: (re)pensar a prática de ensino na escola é necessário?. GEOUSP – Espaço e Tempo, São Paulo, v.18, n.3, p. 609-623, 2014. Disponível em: < http://www.revistas.usp.br/geousp/article/view/90070>. Acesso em: 15 de maio 2017.

PAULA, Flávia Maria de Assis. Goiânia: cidade cidadã? In: PAULA, Flávia Maria de Assis; CAVALCANTI, Lana de Souza Cavalcanti. A cidade e seus lugares. Goiânia: Ed.Vieira, 2007

RICHER, Denis. O mapa mental no ensino de Geografia: concepções e propostas para o trabalho docente. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2017.

TERESINA. Prefeitura Municipal. Teresina Agenda 2015: a cidade que queremos, diagnósticos e cenários, habitação. Teresina: SEMPLAN, 2008c. Disponível em: < http//www.teresina.pi.gov.br/portalpmt/órgão/SEMPLAN/doc/2080924-160-599-D.pdf>. Acesso em: 5 nov. 2016.

Publicado
2019-12-08
Seção
GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais