OS ESPAÇOS PÚBLICOS DE LAZER DA ZONA SUDESTE DE TERESINA-PI

  • laudenides pontes dos santos IFPI

Resumo

Este trabalho trata dos espaços públicos de lazer da zona sudeste da cidade de Teresina-PI. Teve como objetivo geral identificar, caracterizar e verificar como a população os utiliza. A metodologia utilizada englobou uma pesquisa bibliográfica, pesquisa documental  e pesquisa de campo com aplicação de questionários com moradores da região e entrevista com representante da Associação de bairros. Como resultados verificou-se que a região contém poucos espaçso públicos de lazer, os que existem enfrentam problemas de conservação e existem alguns entraves para a população frequentar esses espaços, com destaque para a falta de segurança. Dessa forma, entendemos que é necessária uma maior atenção para estes espaços.

Referências

AZEVEDO, Ricardo José Gontijo. O espaço público nas cidades médias: análise da dinâmica socioespacial de praças e parques em Limeira-SP. Rio Claro, 2013. Tese (doutorado) – Universidade Estadual Paulista.

CARLOS, Ana F. A. de. Repensando a geografia urbana: uma nova perspectiva se abre. In: CARLOS, Ana F. A. de (Org). Os caminhos da reflexão da cidade e do urbano. São Paulo: Edusp, 1994.

____________. A condição espacial. São Paulo: contexto, 2011.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. Trad: Silvia Mazza e J.Guinsburg.São Paulo: Perspectiva: 2008.

FAÇANHA, Antônio Cardoso. A Evolução Urbana de Teresina: agentes, processos e formas espaciais da cidade. Recife-PE. Dissertação (Mestrado em Geografia). Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1998.

_____________. Desmitificando a geografia: espaço, tempo e imagens. Teresina: EDUFPI, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GOMES, Paulo Cesar da Costa. Espaços públicos: um modo de ser do espaço, um modo de ser no espaço. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da C.; CORRÊA, Roberto Lobato. (org.). Olhares geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.

LIMA, Paulo H. G de.. Poli-centralidade em Teresina: ocorrência e características, Rio Claro, 2010. Tese (Doutorado). Universidade Estadual Paulista.

MULLER, A. Lazer, desenvolvimento regional: como pode nascer e se desenvolver uma ideia. In: MULLER, A; DACOSTA, L. P. (org.). Lazer e desenvolvimento regional. 1. ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2002. p. 09-40.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.

TERESINA. Secretaria Municipal de Planejamento - SEMPLAM. Teresina em Bairros -2013. Teresina: Prefeitura Municipal de Teresina, 2013.

_______________. Teresina em Bairros -2018. Teresina: Prefeitura Municipal de Teresina, 2018.

Publicado
2019-12-07
Seção
GT-11: Os lazeres na (re)produção do urbano