DUQUE DE CAXIAS: O ENSINO DE GEOGRAFIA E O ESPAÇO URBANO DA CIDADE DOS CONTRASTES

  • Camila Vianna de Souza Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

 

A pesquisa em questão visa abordar a importância do Ensino de Geografia para o desenvolvimento de temáticas como o estudo da cidade\urbano, atrelado os conceitos e conteúdos geográficos e as vivências cotidianas dos estudantes através de suas práticas socioespaciais, para uma análise reflexiva da sua realidade local.  Como área de estudo opta-se pela cidade de Duque de Caxias\ RJ, pois parte de uma leitura geográfica bastante problematizadora por apresenta uma riqueza econômica bem significativa, enquanto questões sociais e ambientais bastante preocupantes. E nesse contexto é relevante que os educandos consigam compreender o seu papel social enquanto morador, estudante e cidadão.

Biografia do Autor

Camila Vianna de Souza, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Área de concentração: Ensino de Geografia

Referências

CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. A cidade como método de estudo na educação geográfica IN LACHE, Nubia Moreno, RODRIGUEZ, Alexander Cely. Ciudades Leidas Cuidades Contadas. Bogotá: Universidad Distrital Francisco José de Caldas, 2011. p.153-170.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino

de geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas: Editora Papirus, 2012a.

______. O Ensino de Geografia na escola. Campinas: Editora Papirus, 2012.

______. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Editora Papirus, 2013.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. A cidade. 9ª edição. São Paulo: Editora Contexto, 2013.

CORRÊA, Roberto Lobato. O Espaço Urbano. 4ª edição. São Paulo: Ática, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática pedagógica. São Paulo: Ed: Paz e Terra, 1996.

IBASE. Diagnóstico Social de Jardim Gramacho, Agosto, Rio de Janeiro: IBASE, 2005. Disponível em http:www.ibase.gov.br Acesso em 15 de outubro de 2013.

LACOSTE, Yves. A Geografia – isso serve, em primeiro lugar, para fazer a Guerra.

Campinas: Ed. Papirus, 1988.

LEFEBVRE, Henri. Lógica formal/lógica dialética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 3ª ed, 1983.

___________________. A revolução urbana. Editora UFMG, 1999.

________________. O direito à cidade. Centauro Editora, 2001.

MORAIS, Eliana Marta Barbosa Vieira, CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade, os

sujeitos e suas práticas espaciais cotidianas IN. MORAIS, Eliana Marta Barbosa Vieira, CAVALCANTI, Lana de Souza. A cidade e seus sujeitos. Goiânia: Editora Vieira, 2011. p.13-30.

SACRAMENTO, Ana Claudia Ramos; SOUZA, Camila Vianna de. A produção social do espaço e o ensino da cidade de São Gonçalo. Revista GeoUECE (Online), v. 5, n. 8, p. 06-32, jan./jun. 2016.

SOUZA, Camila Vianna de. As práticas Socioespaciais Urbanas dos estudantes da EJA do Município de Duque de Caxias, RJ. 2017. 224f. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Geografia – Faculdade de Formação de Professores, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

SAVIANI, Dermeval. Abertura para a história da educação: do debate teórico –metodológico no campo da história ao debate sobre a construção do sistema nacional de educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2013.

SEABRA, Odette Carvalho de Lima. A produção do espaço urbano: abordagens e métodos de análise IN: OLIVEIRA, Floriano Godinho de, Freire, Désirée Guichard, JESUS, Gilmar Macarenhas de, OLIVEIRA, Leandro Dias de. Geografia Urbana: ciência e ação política. Rio de Janeiro: Consequência, 2014. pp.67-83.

TENREIRO, André. Dentro de um espaço desigual. IN Duque de Caxias: a geografia de um espaço desigual. Nova Iguaçu, Entorno, 2015. p.7-21.

Publicado
2019-12-08
Seção
GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais