BASÍLICA SANTUÁRIO SENHOR DO BONFIM: ANÁLISE DA INTERFERÊNCIA NO BAIRRO DO BONFIM

Autores

  • NAIRA SANTANA PITA Instituto Federal da Bahia

Resumo

A Igreja do Bonfim é a mais famosa igreja da cidade de Salvador, símbolo de devoção de grande parte dos baianos e conhecida por reunir povos de diferentes religiões para a famosa lavagem do Bonfim, a maior festa popular da cidade depois do carnaval. Ela está localizada na parte baixa da cidade, a partir da sua falha geológica, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, o bairro do Bonfim. Com isso, este artigo tem por objetivo compreender o dinamismo e a organização do bairro do Bonfim a partir de uma análise dos impactos socioeconômicos e culturais da Basílica Santuário Senhor do Bonfim, através de particularidades que caracterizam a localidade de forma que se destaca dos bairros adjacentes. A pesquisa foi realizada a partir de uma perspectiva teórica e prática em que a pesquisa de campo foi essencial para o aprofundamento do conteúdo.

 Palavras-chave: Bairro, Tradição, Igreja do Bonfim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORRÊA, R. L. Espaço e simbolísmo. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa Gomes; Corrêa, Roberto Lobato. (Org). Olhares Geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p134-153.

ROSENDAHL, Zeny. O sagrado e sua dimensão espacial. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa Gomes; Corrêa, Roberto Lobato. (Org). Olhares Geográficos: modos de ver e viver o espaço. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012. p73-99.

SERPA, A. Turismo e Espetacularização. In: SERPA, A. (org). O Espaço Público na cidade contemporânea. São Paulo. Ed: contexto, 2007.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos Fundamentais da Pesquisa Sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

Downloads

Publicado

07-12-2019

Edição

Seção

GT-10: Práticas culturais na produção da cidade