PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA, LOCALIZAÇÃO E SEGREGAÇÃO SOCIESPACIAL: UM ESTUDO A PARTIR DO EMPREENDIMENTO “PARQUE DAS ÁGUAS” EM JUIZ DE FORA - MG

Autores

  • Aline de Vieira Souza Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Milena Garcia Machado de Almeida Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo o Parque das Águas, maior conjunto habitacional do Minha Casa Minha Vida da cidade de Juiz de Fora-MG. Pretendemos com ele perceber como a segregação socioespacial permeia a vida dos moradores e condiciona as suas relações na e com a cidade. Para isso, partimos de uma breve apresentação dos conflitos da implementação do conjunto habitacional, no diálogo com a fala dos moradores entrevistados na pesquisa. Em seguida, nos debruçamos acerca da localização do loteamento de seus desdobramentos na vida dos sujeitos. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério das cidades. Gabinete do Ministro. Portaria n° 168, de 12 de abril de 2013. Dispõe sobre as diretrizes gerais para aquisição e alienação de imóveis com recursos advindos da integralização de cotas no Fundo de Arrendamento Residencial - FAR, no âmbito do Programa Nacional de Habitação Urbana - PNHU, integrante do Programa Minha Casa, Minha Vida - PMCMV. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 abril 2013, Seção 1, p.101.

CARLOS, A. F. A. Espaço-tempo da vida cotidiana na metrópole. São Paulo: FFLCH/USP, 2017

CASSAB, Clarice; PINTO, M. B. O lugar dos pobres na cidade de Juiz de Fora: O programa MCMV e os novos padrões de espacialização da pobreza em JF. Revista de Geografia UFJF, Juiz de Fora, v.3, n.1, 2013, p.1-7.

CORRÊA, R. L. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1995.

CORRÊA, R. L. Trajetórias geográficas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997

FERRAZ, Camila de Araújo. Crédito, exclusão financeira e acesso à moradia: Um estudo sobre o financiamento habitacional no brasil e o programa minha casa minha vida. 2011. Dissertação (Mestrado em Economia) - Programa de Pós-graduação do Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

FERREIRA, T. P; MELO, T. M. A.; CASSAB, C.. Mídia, representação
e território: estudo de caso em Juiz de Fora – Minas Gerais. In: SIMPÓSIO MINEIRO DE
GEOGRAFIA, 2016, Juiz de Fora. Anais..., Juiz de Fora: UFJF, 2016. p. 641-657.
HARVEY, David. O trabalho, o capital e o conflito de classes em torno do ambiente construído nas sociedades capitalistas avançadas. Espaço e Debates, São Paulo, Ano II, n.6, p.6-35, jun/set 1982.

ROLNIK, et al. Inserção urbana no PMCMV e a efetivação do direito à moradia adequada: uma avaliação de sete empreendimentos no estado de São Paulo. In: AMORE, C. S.; SHIMBO, L. Z.; RUFINO, M. B. C. (Org.). Minha casa... E a cidade? Avaliação do programa minha casa minha vida em seis estados brasileiros. Rio de Janeiro: Letra Capital; 2015, p. 391-416.

VIEIRA, J. P.S.; ROMERO, M. A. B. Princípios bioclimáticos aplicados a conjunto habitacional de interesse social na cidade de Juiz de Fora – MG. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL, 15., 2013, Recife. Anais... Recife: ANPUR, 2013. Disponível em: <http://www.anpur.org.br/ojs/index.php/anaisenanpur/article/view/246/238>. Acesso em: 29 jun. 2019.

Downloads

Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-16: Produção e reprodução do espaço urbano- teoria e prática