AS NOVAS RELAÇÕES URBANO-RURAIS EM ESPAÇOS DE METROPOLIZAÇÃO: O EXEMPLO DA REGIÃO SERRANA FLUMINENSE

  • Bernardo Cerqueira Agueda Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Horacio Nogueira Pizzolante Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Resumo

O estudo das relações entre o urbano e o rural ganha contornos específicos no atual contexto de metropolização do espaço. As mudanças no campo, com o crescimento de atividades não-agrícolas, a difusão de signos urbano-metropolitanos e a diversificação dos sujeitos que atuam nesse espaço, desafiam a tradicional dicotomia construída entre o espaço urbano e o espaço rural por meio de novas espacialidades. Dessa forma, as transformações atuais da metropolização do espaço, articulando processos de concentração e dispersão, evidenciam tanto sua unidade como sua fragmentação. A Região Serrana Fluminense será analisada como exemplo desse processo transescalar de produção do espaço, cujas mudanças associadas à metropolização são notáveis, ainda que em áreas localizadas para além dos limites da metrópole e da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. 

 

Biografia do Autor

Bernardo Cerqueira Agueda, Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Horacio Nogueira Pizzolante, Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Referências

AGLIETTA, Michel. Concentración y centralización del Capital. In: Regulación y Crisis del Capitalismo. 3ª Ed. México: Siglo Veintiuno Editores, 1986, p. 192-197.

AGUEDA, Bernardo Cerqueira. Relações urbano-rurais e desenvolvimentos geográficos desiguais: transformações espaciais nas localidades de Vargem Grande (Teresópolis-RJ) e Barracão dos Mendes (Nova Friburgo-RJ). 264 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia, PUC-Rio, Rio de Janeiro (RJ), 2019.

ALENTEJANO, Paulo Roberto R. A Evolução do Espaço Agrário Fluminense. GEOgraphya. Ano 7, n. 13, 2005.

BRENNER, Neil. Reestruturação, reescalonamento e a questão urbana. GEOUSP: espaço e tempo. São Paulo, n. 33, p. 198-220, 2013. Tradução: Daniel Sanfelici; Karen Heberle.

____________. Espaços da Urbanização: O urbano a partir da teoria crítica. 1ª ed. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2018.

DAVIDOVICH, Fany. Estado do Rio de Janeiro: Singularidade de um contexto territorial. Revista território, Rio de Janeiro, Ano 5, n. 9, pp. 9-24, 2000.

_______________. Metrópole e território: metropolização do espaço do Rio de Janeiro. In: Cadernos Metrópole, n. 6, 2001

FERREIRA, Álvaro. Metropolização do Espaço, Tensões e Resistências: Entre espaços de controle e controle do espaço. XIII Coloquio Internacional de Geocrítica El control del espacio y los espacios de control Barcelona, 5-10 de mayo de 2014.

FREITAS, Inês Aguiar de. Novas formas de turismo no Rio de Janeiro: o exemplo da Rodovia Teresópolis-Nova Friburgo. In: MARAFON, Gláucio José; RIBEIRO, Marta Foeppel (Org.). Estudos de Geografia Fluminense. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora Infobook Ltda, 2002. 208 p.

GRAZIANO DA SILVA, José. Velhos e Novos Mitos do Rural Brasileiro. Estudos Avançados. Ano 15, n. 43. São Paulo, 2001.

HALFACREE, Keith. Trial by space for a “radical rural”: introducing alternative localities, representations and lives. Journal of Rural Studies, 2007.

HARVEY, David. Espaços de Esperança. São Paulo: Edições Loyola, 2004.

INCRA. Relatório de Análise de Mercados de Terras na Zona Homogênea Serrana. Superintendência Regional no Estado do Rio de Janeiro – SR (07) Divisão de Obtenção de Terras. Rio de Janeiro: INCRA (Instituto Nacional de Colonização de Reforma Agrária), dezembro, 2017.

KIELING, Rejane Inês; SILVEIRA, Rogério Leandro Lima da. O rural, o urbano e o continuum urbano-rural no contexto do desenvolvimento regional. PERSPECTIVA, Erechim. v. 39, n.148, p. 133-143, dezembro/2015.

LENCIONI, Sandra. Concentração e Centralização das atividades urbanas: uma perspectiva multiescalar. Reflexões a partir do caso de São Paulo. Revista de Geografia Norte Grande, v. 39, p. 7-20, 2008.

_____________. Metrópole e sua lógica atual face ao regime de acumulação patrimonial. In: LENCIONI, Sandra; BLANCO, Jorge (Orgs.). Argentina e Brasil: territórios em redefinição. 1. Ed. – Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2016.

______________. Urbanização difusa e a constituição de megarregiões: O caso de São Paulo - Rio de Janeiro. In: e-metropolis: Revista Eletrônica de Estudos Urbanos e Regionais, Rio de Janeiro, n. 22, ano 6, p. 6-15, 2015.

MASSEY, Doreen. Filosofia e política da espacialidade: algumas considerações. GEOgraphia, Vol. 6, N. 12, 2004.

MONGIN, Olivier. O arquipélago megalopolitano mundial e a explosão da metrópole. In: A condição urbana: A cidade na era da globalização. São Paulo, Editora Estação Liberdade, 2010.

MOREIRA, Ruy. Campo e Cidade no Brasil Contemporâneo. Conferência no Simpósio: Interfaces das representações urbanas em tempos de globalização. São Paulo, 2005.

PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. Preço e valor na financeirização da produção do espaço. In: FERREIRA, Alvaro; RUA, João; MATTOS, Regina Célia. O espaço e a metropolização: Cotidiano e ação. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.

RUA, João. A Complexa Simultaneidade da Integração e Distinção entre o Urbano e o Rural: Retomando um debate no espaço de metropolização do Estado do Rio de Janeiro. GEOPUC. Ano 4, n. 7. Rio de Janeiro, 2011.

____________. No Estado do Rio de Janeiro: O lugar de um lugar rural em um espaço de metropolização. In: FERREIRA, Alvaro; RUA, João; MATTOS, Regina Célia. O espaço e a metropolização: Cotidiano e ação. Rio de Janeiro: Consequência, 2017.

____________. Urbanização em Áreas Rurais no Estado do Rio de Janeiro. In: MARAFON, Gláucio José; RIBEIRO, Marta Foeppel (Org.). Estudos de Geografia Fluminense. 1 Ed. Rio de Janeiro: Editora Infobook Ltda, 2002. 208 p.

Publicado
2019-12-07
Seção
GT-13: Transformações no campo e nas cidades em um contexto de globalização