O plano-discurso estatal organizando o crescimento econômico “para fora”: uma análise do Plano de Desenvolvimento Integrado Microrregião de Vitória na década de 1970

  • Erick Alessandro Schunig F. Ufes

Resumo

Este trabalho desenvolve uma análise sobre o discurso de planejamento estratégico estatal concernente ao Plano de Desenvolvimento Integrado (PDI) da Microrregião de Vitória. O referido documento foi publicado na década de 1970 e se constituiu na primeira iniciativa de planejamento para a área que corresponde atualmente maioria dos municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória. Além da documentação referente ao PDI, utilizamos autores que forneceram subsídios para compreensão da dimensão simbólica do Estado e a utilização do planejamento como sua ferramenta. A partir desta análise foi possível identificar elementos de uma ordem discursiva baseada no mito, cuja proposta de organização do território vem influenciando as transformações no território capixaba.

Biografia do Autor

Erick Alessandro Schunig F., Ufes
Possui graduação em Geografia/licenciatura pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995) e graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo. Possui especialização lato sensu em políticas sociais, ministrado pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) e mestrado em geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). 
Publicado
2019-12-07
Seção
GT-12: Estado, grandes projetos e planejamento corporativo