ENTRE O BUCÓLICO E O MODERNO: O PROCESSO DE VERTICALIZAÇÃO NA ÁREA CENTRAL DA VÁRZEA

Autores

  • Camilla Aryana da Silva Monte Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

O trabalho busca analisar como está ocorrendo o processo de verticalização na área central do bairro da Várzea, localizado na zona oeste da cidade do Recife, buscando compreender as transformações que acontecem no espaço urbano e que acabam por modificar toda a sua estrutura, desde a paisagística até o aumento do valor das residências. Para a concretização dessa pesquisa, utilizou-se uma vasta leitura a respeito dos conceitos chaves e analise do local, com a finalidade de observar o impacto dos empreendimentos imobiliários. Se faz necessária a pesquisa para compreender o processo e tentar prever quais as possíveis consequências que este poderá causar na dinâmica socioespacial do bairro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CORRÊA, R. O espaço urbano. São Paulo. Ed. Ática, 1989.
GUERRA, A.; GUERRA, A. J. Novo dicionário Geológico – Geomorfológico. 6 ed. São Paulo: Editora Bertrand Brasil, 2008.
MELO, V. As paisagens do Rio Capibaribe no século XIX e suas representações. Paisagem e Ambiente, São Paulo, n. 23, 253 – 263, 25 jun. 2007.
MUMFORD, L. A cidade na história: suas origens, transformações e perspectivas. São Paulo. Ed. Martins Fontes, 2004.
SAHR, Cicilian. Dimensões de análise da verticalização: exemplos da cidade média de Ponta Grossa/PR. Revista de História Regional, Paraná, n.5, 9 – 36, verão 200.
SILVA, Luciana Helena. A verticalização do espaço urbano : o caso do bairro do Prado Recife/PE.2008. 106f. Disseração de Mestrado – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
SOUZA, M. A identidade da metrópole: A verticalização em São Paulo. 20 ed. São Paulo: EDUSP, 1994.
WILLIAMS, R. O campo e a cidade: Na história e na literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
Descobrindo os melhores bairros para morar em Recife. Moving Blog. Disponível em: <https://blog.movingimoveis.com.br/procurando-pelos-melhores-bairros-para-morar-em-recife-confira-aqui/>. Acesso em: 02 mai. 2019.
Legislação Municipal de Recife/PE. Disponivel:<https://leismunicipais.com.br/a1/pe/r/recife/lei-ordinaria/2001/1672/16719/lei-ordinaria-n-16719-2001-cria-a-area-de-reestruturacao-urbana-aru-composta-pelos-bairros-derby-espinheiro-gracas-aflitos-jaqueira-parnamirim-santana-casa-forte-poco-da-panela-monteiro-apipucos-e-parte-do-bairro-tamarineira-estabelece-as-condicoes-de-uso-e-ocupacao-do-solo-nessa-area?q=16719>. Acesso em: 02 mai. 2019.

Downloads

Publicado

28-11-2019

Edição

Seção

GT-2: Metrópole, metropolização e dinâmica espacial contemporânea