O PORTO DO AÇU (RJ): A SUPEREXPLORAÇÃO DO TRABALHO E OS CONFLITOS SOCIOESPACIAIS

Autores

Resumo

A região Norte Fluminense está inserida numa lógica de transformações globais, pois é palco da instalação do Porto do Açu no município de São João da Barra (RJ), o que tem gerado inúmeros impactos e conflitos socioespaciais entre trabalhadores e empresas, tais como greves, manifestações e fechamento de rodovias pelos trabalhadores, como forma de denunciar a superexploração do trabalho (Marini, 2000) a que são submetidos.  O objetivo principal da pesquisa é compreender a espacialidade das ações empreendidas por esses trabalhadores (especialmente da construção civil) e sua forma de organização, e como propõe Souza (2013), entender a dimensão espacial desse movimento social, conferindo aos trabalhadores o papel de protagonistas desse trabalho. A metodologia da pesquisa é qualitativa, baseada em revisão bibliográfica, análise documental, consulta a periódicos e entrevistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nina Maria de Souza Barreto, Universidade Federal Fluminense

Atualmente é mestranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense polo Campos dos Goytacazes. Possui graduação em Licenciatura em Geografia pelo Instituto Federal Fluminense (2013) e Especialização em Ciências da Religião pela Universidade Cândido Mendes (2016) e atualmente é docente do Instituto Federal Fluminense.

Referências

ACSELRAD, Henri. As práticas espaciais e o campo dos conflitos ambientais. In: ACSELRAD, H. (org). Conflitos Ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume/Dumará: Fundação Heinrich Böll, 2004.

AGRICULTORES do 5º distrito se manifestam contra desapropriações e salinização no Açu. Boletim do MST/ Rio de Janeiro. Disponível em: http://boletimmstrj.mst.org.br/agricultores-do-5o-distrito-se-manifestam-contra-desapropriacoes-e-salinizacao-no-acu/. Acesso em agosto de 2011.

ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS. Relatório dos Impactos Socioambientais do Complexo Industrial-Portuário do Açu. Rio de Janeiro: AGB, 2011. Acesso em: maio de 2018.

_______________________________________.Relatório dos Impactos socioambientais dos grandes projetos de desenvolvimento: o caso do Complexo Industrial-Portuário do Açu. Terra Livre São Paulo/SP Ano 28, V.1, n.38 p.19-53 Jan-Jun 2012.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Reforma trabalhista – redação final. Brasília, 2016. Disponível em: http://www.camara.gov.br. Acesso em junho de 2019.

CARRETEIROS do Porto do Açu fazem manifestação BR-356. Jornal Terceira Via, Campos dos Goytacazes. Disponível em: http://www.jornalterceiravia.com.br/noticias/campos_dos_goytacazes/51931/carreteiros_do_porto_do_acu_fazem_manifestacao_na_br-356. Acesso em setembro de 2018.

DUARTE, Pedro Henrique Evangelista. e MOTA FILHO, Antonio V. B.. A reforma trabalhista e a superexploração da força de trabalho. IX Colóquio Internacional Marx e Engels. Disponível em: https://anais9coloquiomarxengels.files.wordpress.com/2018/07/a-reforma-trabalhista-e-a-superexplorac3a7c3a3o-da-forc3a7a-do-trabalho-pedro-henrique-evangelista-duarte-e-antonio-v-b-mota-filho.pdf

FUNCIONÁRIOS do Porto do Açu entram em greve. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/02/funcionarios-do-porto-do-acu-entram-em-greve.html. Acesso em agosto de 2018.

GOMES, Horieste. Reflexões sobre teoria e crítica em Geografia. Goiânia: Cegraf /.UFG, 1991.

IMAGENS inéditas da paralisação total das obras do Porto do Açu. Blog do Pedlowski. Ciência, Política e Sociedade. Disponível em: https://blogdopedlowski.com/2014/01/15/imagens-ineditas-da-paralisacao-total-das-obras-do-porto-do-acu/ Acesso em agosto de 2018.

MANIFESTAÇÃO paralisa obras do porto do Açu no RJ. G1/ Rio de Janeiro. Disponível em http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/04/manifestacao-paralisa-obras-no-porto-de-acu-no-rj.html. Acesso em agosto de 2018.

MAPA DE CONFLITOS FIOCRUZ. Disponível em: http://mapadeconflitos.ensp.fiocruz.br/?conflito=rj-fragilidade-no-processo-de-licenciamento-ambiental-do-complexo-portuario-de-acu-coloca-em-risco-comunidades-de-32-municipios-dos-estados-de-minas-gerais-e-rio-de-janeiro. Acesso em agosto de 2018.

MARINI, Ruy Mauro. Dialética da Dependência. Petrópolis: Vozes/ Buenos Aires: Clacso, 2000. Ediciones Era, México, 1991.

MINISTÉRIO do trabalho multa 25 empresas do porto do Açu. EXAME/Negócios. Por Mariana Durão
27 maio 2013. Disponível em: https://exame.abril.com.br/negocios/ministerio-do-trabalho-multa-25-empresas-do-porto-do-acu/. Acesso em maio de 2019.

NETTO, J. P. & BRAZ, M. Economia Política: uma introdução crítica. – 5 ed. - São Paulo: Cortez, 2009.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. A Globalização da Natureza e a natureza da Globalização. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

PROTESTO por aproveitamento de mão de obra. Folha da Manhã, Campos dos Goytacazes. Disponível em: http://www.folha1.com.br/_conteudo/2018/04/na_foz/1233132-protesto-por-aproveitamento-de-mao-de-obra.html. Acesso em agosto de 2018.

PRUMO. In: http://www.prumologistica.com.br/pt/superporto-do-acu/Paginas/o-empreendimento.aspx#sthash.ZzBx3Q2h.dpuf. Acessado em junho de 2018.

QUINTO JUNIOR, L. P. ; FARIA, T P ; CARVALHO, L S . Implantação de um Complexo Industrial Portuário: O Caso do Porto do Açu. Agenda social (UENF), v. V.5, p. mai-ago/2011, 2011.

RAMOS, Tatiana Tramontani. A geografia dos conflictos sociais da América Latina e Caribe. Informe final del concurso: Movimientos sociales y nuevos conflictos en América Latina y el Caribe. Programa Regional de Becas CLACSO. 2003.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção / Milton Santos.- 4. ed. 5. reimpr.- São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2009a.
_____________. ______. Por uma outra Globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2009b.

SOUZA, Marcelo Lopes de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

STRIKING Brazil workers stop work at Batista's Port of Acu. Reuters. Disponível em:
https://www.reuters.com/article/brazil-batista-strike/striking-brazil-workers-stop-work-at-batistas-port-of-acu-idUSL2N0CQ0VX20130403. Acesso em setembro de 2018.

TRABALHADORES do Porto do Açu entram em greve. G1/ São Paulo. Disponível em: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/03/trabalhadores-do-porto-do-acu-entram-em-greve.html Acesso em agosto de 2018.

TRABALHADORES do Porto do Açu fazem manifestação em São João da Barra, RJ. G1/ São Paulo Disponível em:
http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/videos/t/todos-os-videos/v/trabalhadores-do-porto-do-acu-fazem-manifestacao-em-sao-joao-da-barra-rj/3460682/. Acesso em setembro de 2018.

Downloads

Publicado

01-12-2019

Edição

Seção

GT-4:­ Economia urbana, trabalho, comércio e consumo