OS CENTROS ECONÔMICOS DE ANÁPOLIS E A PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO (1870-1970)

  • Kesia Rodrigues dos Santos Universidade Estadual de Goiás
  • Wânia Chagas Faria Cunha Universidade Estadual de Goiás

Resumo

Anápolis é uma cidade do estado de Goiás que apresentou durante toda a sua história importante dinamismo econômico e regional. Tal fato levou a reflexos em seu espaço urbano, esse respondia a cada nova reconfiguração econômica regional e/ou local. Dessa forma, o objetivo dessa contribuição é demonstrar a relação entre o dinamismo econômico-regional de Anápolis e as mudanças no seu centro econômico, bem como, na sua organização espacial no período entre 1870 e 1970. Para alcançar tal objetivo foram adotados os seguintes passos metodológicos: pesquisa bibliográfica, análise documental, mapeamento digital e trabalho de campo. Como principais resultados tem-se que as mudanças ocorridas na economia e no espaço urbano de Anápolis podem ser divididas em seis períodos, quatro deles dentro do recorte temporal dessa contribuição. Anápolis, se organizou e se reorganizou de acordo com os interesses econômicos, políticos e sociais. Mas foi, sem dúvida, a economia que mais contribuiu para que a cidade tivesse a morfologia urbana que apresenta hoje, uma cidade espraiada que representa momentos da economia regional e nacional.

Referências

BRITO, R. M. de F. A. A Evolução e Produção da Estrutura Urbana em Anápolis – 1993 A 2004: estudo da interferência das gestões municipais. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Estudos Socioambientais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2007.

CARLOS, Ana Fani A. (Re) produção do espaço urbano. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994.

CAVALCANTE, Lana de Souza. Geografia da cidade: a produção do espaço urbano de Goiânia, Goiânia: Editora Alternativa, 2001.

CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1999.

CUNHA, W. C. F. Dinâmica Regional e Estruturação do Espaço Intraurbano: um estudo sobre as influências do DAIA na economia Anapolina a partir de 1990. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, Universidade Federal de Goiás. Goiânia, 2009.

ESTEVAM, Luís. O tempo da transformação: estrutura e dinâmica da formação econômica de Goiás. Goiânia: Editora do Autor, 1998.

FAISSOL, Speridião. O “Mato Grosso de Goiás”. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 1952.

FRANÇA, M. de S. A formação histórica de Anápolis e sua área de influência regional. Anais... VII Simpósio Nacional – ANPUH: Belo Horizonte, 2 a 8 de setembro de 1973, p. 635-654.

FRANÇA, Maria de Souza. Terra, trabalho e história: a expansão agrícola no “Mato Grosso” de Goiás – 1930/55. Tese de Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1985.

FREITAS, R. A. Anápolis passado e presente. Anápolis: Voga, 1995.

GOIÁS. Programa de desenvolvimento de Anápolis. SEPLAN - Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Governo de Goiás, 2000.

HADDAD, M. B. e MACEDO, F. C. de. As Recentes Transformações Econômicas e o Papel dos Investimentos em Infraestrutura e Logística em Goiás, para a Dinâmica do Centro Oeste Brasileiro. Seminário da Red Iberoamericana de Investigadores sobre Globalización y Território, 13, 2014. Anais... Salvador, disco compacto, 2014.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Hucitec, EDUSP, 2001.

LUZ, J. S. A (re) produção do espaço de Anápolis - GO: a trajetória da cidade média entre duas metrópoles- 1970-2009. Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2009.

MONTESSORO, Cláudia Cristina Lopes. Centralidade urbana e comércio informal: os novos espaços de consumo no centro de Anápolis-GO. Tese de Doutorado. Presidente Prudente: UNESP, 2006.

MOURA, A. S. Cotidianos Anapolinos: dos anos 20 até 1970, um olhar ao passado através dos documentos do legislativo. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2012. v. 1. 160p .

POLONIAL, Juscelino. Anápolis no tempo da ferrovia. Anápolis, Associação Educativa Evangélica, 1995.

PREFEITURA DE ANÁPOLIS. Plano Diretor de Anápolis: Administração Anapolino de Faria. 1985. Disponível em: https://leismunicipais.com.br/. Acesso em: 10/04/2016

SANTOS, K, R. dos. As Relações entre o Sítio Natural e a Urbanização na Produção dos Riscos Ambientais: as inundações na cidade de Anápolis (GO). Tese (Doutorado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Unicamp. Campinas, 2017.

SILVA, Júlia Bueno de Morais. O interior e sua importância no Projeto Centralizador do Brasil: Anápolis anos 20-30. Dissertação de Mestrado. Goiânia: Universidade Federal de Goiás – UFG, 1997.

SPÓSITO, Maria Encarnação Beltrão. Capitalismo e Urbanização. 9ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.

Publicado
2019-11-26
Seção
GT-1: Reestruturação urbana e econômica na produção do espaço: agentes e process