TRABALHO DE CAMPO: METODOLOGIA ESSENCIAL PARA O ENSINO DA CIDADE DE CACHOEIRAS DE MACACU E DO RIO MACACU

Autores

  • Victor Gabriel Monteiro e Souza UERJ/FFP

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a importância da metodologia do trabalho de campo para estudo da cidade de Cachoeiras de Macacu e do rio Macacu no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes de duas turma da 1ª série do Ensino Médio do curso de formação de professores do colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Cachoeiras de Macacu-RJ), tendo como sujeitos do processo os próprios alunos. O trabalho de campo em questão, foi uma das metodologias utilizadas em uma sequência didática elaborada pelo autor no ano de 2015. Como resultados notou-se a importância do ensino da cidade, à luz da Geografia e do trabalho de campo, o que possibilitou (e ainda possibilita) uma aprendizagem significativa aos estudantes, pois ao trabalhar com as práticas educativas sobre a cidade articula mais o conhecimento do indivíduo.

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Biografia do Autor

Victor Gabriel Monteiro e Souza, UERJ/FFP

Geografia: Ensino de Geografia

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Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais