A VERTICALIZAÇÃO NA ORLA DA PRAIA DA COSTA, VILA VELHA/ES: 1980 A 2010

Autores

Resumo

O trabalho analisa a dinâmica espaço-temporal da verticalização na orla do bairro Praia da Costa nas últimas décadas por meio do mapeamento das edificações construídas desde a década de 1950 até 2018, embora destaque especialmente o período iniciado a partir da década de 1980, quando o processo de fato se intensifica. O levantamento segmentou os edifícios por data de construção, o que permitiu observar em qual década o processo foi mais intenso e quais as principais características das edificações de cada período. Os resultados da pesquisa mostram que os primeiros edifícios foram construídos com longos intervalos de tempo, não representando, a princípio, um processo. O cenário muda sobremaneira a partir do anúncio de construção de uma ponte para interligar a Capital Vitória à porção litorânea de Vila Velha na década de 1970. Nos anos seguintes o fenômeno se intensifica e culmina na quase totalidade da orla do bairro verticalizada. Os edifícios são predominantemente residenciais e voltados para os segmentos sociais de alta renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BERNARDO NETO, Jaime. Mercado imobiliário e produção do espaço urbano: a expansão dos empreendimentos imobiliários na orla de Vila Velha/ES a partir dos anos oitenta. Geografares: Revista do Programa de Pós Graduação em Geografia e do Departamento de Geografia da UFES, Universidade Federal do Espirito Santo, v. 10, p. 99-127, 2012.
CAMPOS JÚNIOR, Carlos Teixeira. A construção da cidade. Formas de produção imobiliária em Vitória. Vitória: Florecultura, 2002.
CORRÊA, Roberto Lobato. O espaço urbano. São Paulo: Ática, 1989.
GOMES, Eduardo Rodrigues. A geografia da verticalização litorânea em Vitória: o bairro Praia do Canto. Vitória: GSA/PMV, 2009.
LEFEBVRE, Henri. A revolução urbana. Tradução de Sérgio Martins. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1999.
PEREIRA, Paulo Cesar Xavier. Espaço, técnica e construção: o desenvolvimento das técnicas construtivas e a urbanização do morar em São Paulo. São Paulo: Nobel, 1998.
REIS, Luis Carlos Tosta. Descentralização e desdobramento do núcleo central de negócios na cidade capitalista: estudo comparativo entre Campo Grande e Praia do Canto, na Grande Vitória-ES. 2007. 286f. Tese (Doutorado em Geografia) – Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007.
SANTOS, Jair. Vila Velha: onde começou o Espírito Santo. Vila Velha: GM Editora, 2011.
SOMEKH, Nadia. A cidade vertical e o urbanismo modernizador. São Paulo: Edusp, 1997.
SOUZA, Maria Adelia Aparecida. A identidade da metrópole: a verticalização de São Paulo. São Paulo: Edusp, 1994.
VILLAÇA, Flávio. Espaço intra-urbano no Brasil. São Paulo: Studio Nobel, 1998.

Downloads

Publicado

26-11-2019

Edição

Seção

GT-1: Reestruturação urbana e econômica na produção do espaço: agentes e process