A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS PÚBLICAS EM GOIÂNIA- GO: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS A PARTIR DE IMAGENS

Autores

Resumo

Cada sujeito possui sua percepção ao observar uma imagem. Portanto, as imagens se tornam ferramenta para o ensino de geografia. A cidade de Goiânia é a realidade vivida dos alunos da região norte e leste, sendo periférica e com uma diversidade de alunos imigrantes. Entender as concepções de paisagem e cidade para alunos de escolas públicas, é saber sobre seus entendimentos no espaço. Obtém-se a partir dos resultados que a percepção dos alunos sobre cidades está vinculada principalmente as manifestações sociais e as redes de transportes. Esse entendimento por parte dos alunos é reflexo das realidades vividas e presenciadas no cotidiano de suas vidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Silva Marques, Programa de pós graduação em Geografia- Institutos de Estudos Socioambientais- Universidade Federal de Goiás

Graduada em Geografia- Licenciatura na Universidade Federal de Goiás (2017), cursou em 2015/2 mobilidade estudantil na instituição portuguesa FCSH (Universidade Nova de Lisboa« Faculdade de ciências sociais e humanas» (departamento de geografia e planeamento regional)/ Financiada pelo Programa Santander Universidades. Atualmente é Graduanda em Geografia- Bacharelado na Universidade Federal de Goiás e Mestranda no PPGEO- UFG (Programa de Pós Graduação em Geografia- Instituto de Estudos Socioambientais), com concentração em: Dinâmica Socioespacial. Com ênfase de pesquisa em: Cidade, Geografia Urbana e planejamento Urbano.

Ana Paula Rodrigues Feitosa Frazão, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Graduada em Geografia

Mestranda-Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Programa de Pós-Graduação e Pesquisa em Geografia. Graduada em Geografia - Licenciatura pela Universidade Federal de Goiás. Desenvolveu pesquisa, no âmbito do Programa de Educação Tutorial em Geografia, na área de Geografia Urbana e Ensino de Geografia Física.

Alice da Silva Castro, Programa de pós graduação em Geografia- Institutos de Estudos Socioambientais- Universidade Federal de Goiás

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Instituto de Estudos Socioambientais (IESA) e bolsista CNPq. Licenciada em Geografia pela UFG/IESA onde foi bolsista do Projeto de Pesquisa "Identidades Territoriais e Políticas de Desenvolvimento Territorial e Ambiental na Reserva da Biosfera Cerrado - GO", financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Integrante do LABOTER (Laboratório de Estudos e Pesquisas das Dinâmicas Territoriais). Possui experiência nos seguintes temas: Assentamentos Rurais; Políticas Públicas, Identidade Territorial e Comunidades Tradicionais Kalunga.

Referências

ALMEIDA, L. S.; GUZZO, R. S. L. A relação psicologia e educação. Estudos de Psicologia, v. 9, nº. 3,117-131, 1992.

ANDRADA, E. G. C. Novos paradigmas na prática do psicólogo escolar. Psicologia: Reflexão e Crítica, v.18, nº. 3, 196-199, 2005.

AZEVEDO, José Clovis de. Educação pública: o desafio da qualidade. Estud. av. [online], 2007, vol.21, n.60, pp. 7-26. ISSN 0103-4014.

BARBOSA, D. R. Estudos para uma história da Psicologia Educacional e Escolar no Brasil. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOCK, A. M. B. Psicologia da Educação: cumplicidade ideológica. In: MEIRA, M. E. M & ANTUNES, M. A. M. (ors). Psicologia Escolar: Teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

BORDIGNON, Genuíno; QUEIROZ, Arlindo; GOMES, Lêda. O planejamento educacional no brasil. Fórum Nacional de Educação. 2011.

BRANCO, M. T. C. Que profissional queremos formar? Psicologia: Ciência e Profissão, v.18, nº. 3, 28-35. 1998.

BRAZ-AQUINO, Fabíola de Sousa; ALBUQUERQUE, Jéssica Andrade de. Contribuições da Teoria Histórico-cultural para a prática de estágio supervisionado em Psicologia Escolar. Estud. psicol. (Campinas), Campinas , v. 33, n. 2, p. 225-235, Junho 2016.

CAMPOS, H.; LEAL, Z. F. R. G. ; FACCI, M. G. D. Direito à educação, formação do adolescente e adoecimento docente no Estado capitalista. Revista Educação em Questão (Online), v. 54, p. 205-230, 2016.

CODO, W.. Educação: Carinho e Trabalho. 1. ed. Brasília: VOZES, 1999. 432p .

FACCI, M. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor. São Paulo: Edusp, 2008.

GIONGO, Carmem, MACHADO de Oliveira-Menegotto, Lisiane. (Des)enlaces da psicologia escolar na rede pública de ensino. Psicologia USP [On-line] 2010, 21 (Outubro-Dezembro). Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=305126191004> Acesso em <20/06/2013> ISSN 0103-6564.

JOLY, M. C. R. A. A formação do Psicólogo escolar e a educação no terceiro milênio. Psicologia Escolar e Educacional. 4 (2), 51-55, 2000.

KUPFER, M. C. M. O que toca à Psicologia escolar. In: MACHADO, A. M. & SOUZA, M. P. R. (Orgs.), Psicologia escolar: em busca de novos rumos. 3a ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

LAVAL, Christian. A Escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Editora Planta, 2004.

MARINHA-ARAUJO, C. L. e ALMEIDA, S. F. C. Psicologia escolar: Construção e consolidação da identidade profissional. Campinas: Editora Alínea, 2010.

MEDEIROS, L. G., & AQUINO, F. S. B.. Atuação do psicólogo escolar na rede pública de ensino: concepções e práticas. Psicologia Argumento, 29(65), pp. 227-236, 2011.

MEIRA, M. E. M. Contruindo uma concepção crítica de Psicologia Escolar: contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Sócio-Histórica. IN: ________ & ANTUNES, M. A. M. (Orgs.). Psicologia Escolar: Teorias críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MEZZALIRA, A. S. C; MOREIRA, A. P. G. e GUZZO, R. S. L. Psicólogo na rede pública de educação: embates dentro e fora da própria profissão. Psicologia escolar e educacional, v. 16, n. 2, p.229-236, 2012.

MOREIRA, Ana Paula G. ; GUZZO, Raquel S. L. O Psicólogo na Escola: um trabalho invisível?. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, v. 7, p. 42-52, 2014.

NUNES, A. I. B. L.; NUNES, J. B. C. Papel dos formadores, modelos e estratégias formativas para o desenvolvimento docente. Série-estudos (UCDB), v. 1, p. 91-108, 2014.

NUNES, A. I. B. L.; OLIVEIRA, A. B. F.; ROCHA, E. Reverberações da atual formação de professores na prática docente. Revista eletrônica de Educação (São Carlos), v. 10, p. 197-213, 2016.

OLIVEIRA-MENEGOTTO, Lisiane Machado de; FONTOURA, Gabriela Prado da. Escola e Psicologia: Uma História de Encontros e Desencontros. Psicol. Esc. Educ., Maringá , v. 19, n. 2, p. 377-386, Aug. 2015 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572015000200377&lng=en&nrm=iso>. access on 14 May 2018. http://dx.doi.org/10.1590/2175-3539/2015/0192869.

PANDOLFI, C. C (coord.). A Inserção do Psicólogo Escolar na Rede Municipal de Ensino de Londrina-PR. Psicologia Ciência e Profissão. V. 19, nº. 2. P. 30-41. 1999.

REY, F. G. Psicoterapia, Subjetividade e Pós-modernidade: uma aproximação histórico-cultural. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

SOUZA, Marilene Proença Rebello de; GOMES, A. M. M.; CHECCHIA, A. K. A.; ROMAN, M. D.; LARA, J. S. A. Psicólogos em secretarias de educação paulistas: concepções e práticas. Revista Psicologia Escolar e Educacional, v. 20, p. 601-610, 2016.

TANAMACHI, E. R., & MEIRA, M. E. M. A atuação do psicólogo como expressão do pensamento crítico em psicologia e educação. In: MEIRA, M. E. & ANTUNES, M. A. (Orgs.), Psicologia escolar: práticas críticas. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

PATTO, M. H. S. A produção do fracasso escolar: Histórias de submissão e rebeldia. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2015.

TONDIN, C. F., DEDONATTI, D. & BONAMIGO, I. S. Psicologia escolar na rede pública de educação dos Municípios de Santa Catarina. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, SP. V. 14, nº 1. 65-72. Mês?2010.

VIEIRA, S. L.. Reformas e auto-reformas da educação no Brasil. Rizoma Freireano, v. 8, p. 1-15, 2010.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WECHSLER, S. N. (org.). Psicologia Escolar: pesquisa, formação e prática. Campinas: S.P, Alínea, 1996.

YAZLLE, E. G. Atuação do psicólogo escolar: alguns dados históricos. In: CUNHA, B. B. (Org.), Psicologia na escola: um pouco de história e alguns histórias. São Paulo: Arte & Ciência, 1997.

Downloads

Publicado

08-12-2019

Edição

Seção

GT-17: Geografia e Apropriação Urbana: Ensino de Cidade e das Comunidades Tradicionais