Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Sinais é uma publicação semestral do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) destinada a promover intercâmbio de ideias entre cientistas sociais (sociólogos, cientistas políticos e historiadores) no âmbito nacional e internacional. 

O seu foco é a publicação de resultados finais de pesquisas originais nos campos das ciências sociais. Para isso, aceita a submissão de artigos, de ensaios e de resenhas (livros originais e com no máximo 4 anos de publicação) nas áreas acima descritas. Tem como principal público os membros da comunidade científica de cientistas sociais existentes no Brasil, ampliando, com isso, o protagonismo intelectual dos cientistas sociais do Espírito Santo.

Estudos teóricos, empíricos e revisões do estado da arte do pensamento são especialmente bem vindos, configurando como tal o principal interesse da equipe editorial da revista: a pesquisa acadêmica produzida de maneira sistemática e com o objetivo de contribuir com o debate intelectual nacional e internacional.

 

ARTIGOS: devem apresentar resultados originais de pesquisa científica de característica teórica ou empírica nas áreas de sociologia, ciência política e história.

ENSAIOS: devem apresentar reflexões teóricas sobre problemas intelectuais que ampliem o conhecimento das áreas abrangidas pela revista.

RESENHAS: devem apresentar uma descrição circunstanciada e crítica de obras originais, recentemente publicadas, nas áreas abrangidas pela revista.

Entrevistas, homenagens, documentos e propostas de Dossiês: podem ser submetidos, sendo a sua publicação avaliada por parte da equipe de editores da revista Sinais.

 

 

Políticas de Seção

EDITORIAL

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

HOMENAGEM

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENSAIOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

SEÇÃO DE DOCUMENTOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

DOSSIÊ

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados externos à Universidade Federal do Espírito Santo, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação (double blind review). Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.

Após avaliação pelos pares (peer review), será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou recusa do artigo ("Aprovado", "Aprovado com restrições" ou "Recusado").

 

Periodicidade

A Sinais é um períodico científico de publicação semestral, tendo seus números publicados sempre no primeiro e segundo semestre de cada ano.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Os autores ainda permanecerão como detentores dos direitos autorais dos manuscritos publicados de forma irrestrita.

Tem como políticas de armazenamento e  indexação de  artigos publicados pela Revista em repositórios institucionais, nos seguintes termos abaixo:

1. A Sinais permite o armazenamento do pós-print do autor (versão do artigo avaliado pela Revista e publicado).

2. A revista permite acesso aberto ao artigo publicado.

3. O artigo pode ser armazenado em repositórios institucionais imediatamebnte após a publicação do artigo.

4. A Sinais permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais.

5. Os trabalhos publicados na Sinais estão sob Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 InternacionalLicença Creative Commons

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Política de isenção para os autores

A Revista Sinais é uma revista de divulgação Científica que não cobra nenhum valor dos autores (de qualquer região ou país) para publicação de suas produções neste periódico, tendo em vista a divulgação da produção científica nas áreas de Ciência, Arte e Cultura de pesquisadores, professores e estudantes.

 

Diretrizes de submissão

Instruções aos Autores

1. Sinais é uma publicação semestral do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Núcleo de Estudos Indiciários (NEI). Destinada a promover intercâmbio entre cientistas sociais nacionais e internacionais, a revista aceita trabalhos inéditos, sob forma de artigos, comentários de livros e comunicações de pesquisas em ciências sociais. Os trabalhos deverão ter interesse acadêmico e social.

2. A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação. Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordados com os autores. Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.

3. Os artigos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios: qualidade e rigor dos argumentos apresentados, validade dos dados apresentados, oportunidade e relevância do artigo para a discussão de problemas da sua área de pesquisa, atualidade e adequação das referências contidas no trabalho.

4. O trabalho deve conter o nome do autor, título e instituição apenas na capa. Após sua avaliação pelos pares, será encaminhada ao autor uma resposta de aceitação, possíveis sugestões de modificações ou recusa do artigo. Em qualquer caso, os originais não serão devolvidos.

5. Os textos deverão ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, recuo de início de parágrafo, justificado, espaço 1,5 e em formato A4 (210x297).

6. Artigos devem conter entre 25.000 e 45.000 caracteres com espaços. Resenhas, no máximo 22.000 caracteres com espaços. As demais seções (Homenagem, Entrevistas, Ensaios e Documentos) serão analisadas caso a caso pela equipe editorial.

7. Para citações bibliográficas de literatura no texto, usar o sistema autor-data. As citações literais curtas (menos de três linhas) serão integradas no parágrafo, colocadas em itálico e seguidas pelo sobrenome do autor referido no texto, ano de publicação e página(s) do texto citado, tudo entre parênteses e separado por vírgulas. As citações de mais de três linhas serão destacadas do texto em parágrafo especial eindentadas (quatro espaços à direita da margem esquerda). Todas as citações devem estar em itálico e sem aspas. As referências sem citação literal devem ser incorporadas no texto, indicando entre parênteses, ao final, o sobrenome do autor e o ano da publicação. As palavras estrangeiras devem ser grafadas em itálico e sem aspas.

8. Os textos devem ser apresentados em português, inglês ou espanhol. O título e o resumo (de 100 a 200 palavras) devem estar no mesmo idioma do texto e também em inglês. O autor deve, ainda, indicar até 4 palavras-chave que permitam a adequada indexação do artigo.

9. As notas, se necessárias, serão numeradas consecutivamente dentro do texto e colocadas ao pé da página.

10. Desenhos, gráficos, mapas, tabelas, quadros e fotografias, devem conter título e fonte, e estar numerados. Deverão, ainda, estar em condições tais que permitam a reprodução e impressão fidedignas e de qualidade, e devem ser encaminhados em arquivo separado do texto, com indicações claras, ao longo do texto, do local da inserção das imagens.

11. As referências deverão ser incluídas ao final do trabalho, em ordem alfabética e dentro das normas da ABNT, de acordo com os exemplos abaixo:

a)      LIVROS

MOSER, Anita. A nova submissão: mulheres da zona rural no processo de trabalho industrial. Porto Alegre: EDIPAZ, 1985. (Coleção Debate e Crítica).

LEMOS, Carlos A. O morar em São Paulo no tempo dos italianos. In: DE BONI, Luis A. (Org.). A presença italiana no Brasil. Porto Alegre: Escola Superior de Teologia, 1990. p. 401-409.

CÂNDIDO, Antônio et alA personagem de ficção. São Paulo: Perspectiva, 1968.

b)      ARTIGO DE PERIÓDICO

NOGUEIRA, Ronidalva. Michel Foucault numa breve visita às prisões de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais, Recife, v. 6, n. 2, p. 269-282, jul./dez. 1990.

O REI está nú (2): adianta porém constatar o óbvio? Isto é, São Paulo, n. 1189, p. 15, 15 jul. 1992. Editorial.

c)      COLETÂNEA

NOVAES, Adauto (Org.). A crise da razão. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

d)     TESES ACADÊMICAS

RAMOS, Eloisa Helena Capovila da Luz. O Partido Republicano rio-grandense e o poder local no litoral norte do Rio Grande do Sul – 1882/1895. 1990. 284 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

e)      VERBETES

PISTONE, Sérgio. Bonapartismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Ed. da Universidade de Brasília, 1986. p. 118-119.

PAGALLO, G. T. Democrito. In: DICCIONARIO de filósofos. Madrid: Rioduero, 1986.. p. 321-324.

f)       INFORMAÇÃO OU TEXTO OBTIDO NA INTERNET

INSTITUTO BRASILEIRO DE INFORMAÇÃO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Conheça o IBICT. Disponível em: <http://www.ibict.br/ibict/frame.htm>. Acesso em: 01 out. 1997.

 

Visite nossa página no facebook: https://www.facebook.com/revistasinais

 

Expediente

Editorxs:

Marcelo Fetz (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

Marcia Barros Ferreira Rodrigues (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

Editora gerente:

Michelli de Souza Possmozer (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

Editor Gerente:

Clarkson Machado Diniz (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES)

 

Missão

A revista Sinais, através da publicação de originais nas áreas de sociologia, ciência política e história, busca realizar o intercâmbio de ideias entre diferentes pesquisadores brasileiros e estrangeiros, ampliando o protagonismo intelectual da comunidade científica de cientistas sociais do estado do Espírito Santo. Tem como principal missão a promoção do debate franco e aberto de problemas vinculados às ciências humanas nacionais e internacionais.