Cinema novo brasileiro e representações sociais: diálogos entre sétima arte e sociologia

Autores

  • Ailton da Costa Silva Júnior

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v0i17.10367

Resumo

Resumo: O presente artigo se propõe a relacionar alguns traços do movimento cinematográfico brasileiro conhecido como Cinema Novo e o conceito de representações sociais proposto pelo sociólogo Émile Durkheim em sua obra As Regras do Método Sociológico. De maneira a aguçar a reflexão acerca da sétima arte e seu reflexo na sociedade, serão correlacionados, alguns elementos provenientes das pesquisas de pensadores como Walter Benjamin sobre a arte e a lógica existente nas imagens cinematográficas e Christian Metz em seus estudos sobre linguagem do cinema. No que diz respeito ao Cinema Novo serão utilizados teóricos brasileiros como Alexandre Figueirôa e Célia Tolentino. Partindo da ideia de que a sociologia observa o cinema como uma ferramenta de representação das diferentes realidades sociais, será feita, em primeiro momento, uma breve descrição do movimento cinemanovista e seu perfil antidogmático seguida de uma análise de cunho sociológico onde discutiremos as representações sociais.

    
Palavras chave: Cinema novo; representações sociais; cinema; sociologia.

 

 

Abstract: This article proposes to list some traits of brazilian movie movement known as Cinema Novo, or New Movie and the concept of social representations proposed by the sociologist Emile Durkheim in his The Rules of Sociological Method. In order to sharpen the debate about the seventh art and its impact on society, will be correlated, some elements from the research of thinkers like Walter Benjamin about the art and logic in the existing film images and Christian Metz in his studies of language cine. With regard to the Cinema Novo will be used Brazilian theorists like Alexander Figueirôa and Celia Tolentino. Starting from the idea that sociology observes the movie as a tool for representation of different social realities, will be made, at first, a brief description of the movement and its profile cinemanovist antidogmatic followed by a sociological analysis of where we discuss the social representations.

 

Keywords: Cinema novo; social representations; cinema; sociology.

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Publicado

01-07-2015

Edição

Seção

ARTIGOS