Tempo livre e consumo na sociedade capitalista

Autores

  • Felipe Mateus de Almeida Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v1i19.13261

Resumo

 este artigo é resultado da dissertação de mestrado intitulada Flamboyant Shopping Center: entre trabalho lazer e consumo, defendida em Abril de 2016 no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás – PPGS/UFG. O texto apresenta uma discussão sobre tempo livre e consumo na sociedade capitalista através de uma perspectiva crítica, orientada no método dialético e no materialismo histórico. Com isso, pretendemos defender a tese de que não existe tempo livre na sociedade capitalista, e o consumo programado é um dos elementos que comprovam nosso argumento. O objetivo é fomentar o debate para um campo de estudos que vem ganhando bastante espaço dentro das ciências humanas. 

 

ABSTRACT

The paper presents a discussion on free time and consumption at the capitalist societies through a critical perspective, oriented by the historical dialectical materialism. We intend to defend the thesis that there is no free time in capitalist societies, and the programmed consumption is a one of the facts that prove our argument. The goal is to contribute to the debates into a field of study that has been gaining centrality within the humanities.

 Key-words: Free Time; Consumption; Capitalism; Society. 

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Biografia do Autor

Felipe Mateus de Almeida, Universidade Federal de Goiás

Cientista Social e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de Goiás - UFG. É membro do Núcleo de Estudos Sobre o Trabalho da Universidade Federal de Goiás - NEST/UFG.

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Publicado

28-06-2016

Edição

Seção

ARTIGOS