Sociologia do conhecimento em Mannheim, Bloor e Bourdieu: alguns princípios teóricos e metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.25067/s.v1i21.16678Resumo
Esse artigo discute as ideias e princípios metodológicos fundamentais da sociologia do conhecimento proposta por Karl Mannheim, David Bloor e Pierre Bourdieu. A compreensão do nexo entre o conhecimento e sua posição social, a concepção da construção social do conhecimento científico e o estudo da razão das lutas travadas no campo científico correspondem a propostas diferentes a respeito do procedimento de pesquisa em sociologia do conhecimento as quais esse artigo pretende esclarecer. Ao mesmo tempo, aproximando-se dos conhecimentos elementares das propostas de cada autor, identificam-se desafios comuns entre os autores ao tentarem compor seu plano metodológico para a sociologia do conhecimento, dentre eles a incontornável condição de reflexividade desses estudos que exige que a própria sociologia submeta-se ao escrutínio da condição social da produção de seu conhecimento.
Palavras-chave: Sociologia do Conhecimento; Reflexividade; Objeto e método; Karl Mannheim; David Bloor; Pierre Bourdieu.
This article discuss the fundamental ideas of Karl Mannheim, David Bloor, and Pierre Bourdieu about the social study of knowledge. The study of nexus between knowledge and its social position, the conception of social construction of scientific knowledge and the study of struggles in the scientific field correspond to different proposals and procedures in sociology of knowledge discussed by the authors. However, approaching the elementary principals of the sociology of knowledge, we can see a common difficulty in trying to compose a methodological plan for the sociology of knowledge, the inescapable condition of reflexivity in the social studies of knowledge as proposed by Mannheim, Bloor and Bourdieu.
Keywords: Sociology of Knowledge; Methods; Concepts, Reflexivity; Karl Mannheim; David Bloor; Pierre Bourdieu.
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