Contribuições do campo ciência, tecnologia e sociedade para a disseminação do conhecimento

Autores

  • Luciléia Aparecida Colombo UNESP
  • Marcelo Fetz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v21i1.17439

Resumo

Os estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade são recentes no Brasil, mas vêm encontrando um espaço crescente no meio acadêmico, devido à sua importância no que concerne à capacidade de estabelecimento de diálogos com diversas áreas do conhecimento. As constantes transformações na sociedade, com a complexidade das demandas sociais, alinhadas com modificações na ciência e na tecnologia foram decisivas para que o campo CTS adquirisse protagonismo ao longo do tempo. Este dossiê tem a incumbência de contribuir para o debate, no qual apresentamos artigos com uma multiplicidade de áreas do conhecimento, delineando um espaço privilegiado de interdisciplinaridade. Justifica-se, sobretudo, porque a partir desta iniciativa, outros pesquisadores poderão contribuir com o debate, preenchendo e aumentando a construção deste espaço do saber.

The studies of Science, Technology and Society are recent in Brazil, but have been finding an increasing space in the academic environment, due to its importance in the capacity to establish dialogues with several areas of knowledge. The constant transformations in society, with the complexity of social demands, aligned with changes in science and technology were decisive for the CTS field to take center stage over time. This dossier has the task of contributing to the debate, in which we present articles with a multiplicity of areas of knowledge, outlining a privileged space of interdisciplinarity. It is mainly justified because from this initiative other researchers can contribute to the debate, filling and increasing the construction of this space of knowledge.

Keywords: Science, Technology, Society, Interdisciplinarity.

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Biografia do Autor

Luciléia Aparecida Colombo, UNESP

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos e Professora substituta do Departamento de Antropologia, Política e Filosofia da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP-Araraquara). Email: leiacolombo@gmail.com.

Marcelo Fetz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012), com passagem pela The University of Mississippi, e Pós Doutor pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Universidade Estadual de Campinas (2013); Pós Doutor pela Science, Technology and Innovation Studies (SSTIS) da University of Edinburgh (2014), com Steven Yearley. Professor do Departamento de Ciências Sociais do Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Interesso-me por temas nas áreas de sociologia do conhecimento científico, história da ciência (ciência romântica), teoria sociológica, epistemologia e metodologia das ciências sociais. Atualmente realizo estudo sobre a formação da Science Studies Unit (SSU) no ano de 1966 na The University of Edinburgh, buscando compreender o papel exercido por Conrad C. Waddington (1905-1975) na institucionalização da sociologia do conhecimento científico no contexto britânico dentro daquilo que denomino por momento de reformulação dos critérios de demarcação científica (de uma demarcação racional para uma demarcação social do conhecimento científico).

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Publicado

10-09-2017

Edição

Seção

DOSSIÊ