A construção de uma demanda esportiva: o surgimento do futebol americano em Cuiabá/MT

Autores

  • Francisco Xavier Freire Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Alexandre Silva Bueno Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v1i23.21925

Resumo

O esporte moderno é um fenômeno social, econômico e político de grande relevância na sociedade contemporânea. Este artigo aborda, a partir da Sociologia Reflexiva bourdieusiana, a constituição da prática do futebol americano na cidade de Cuiabá/MT, por meio do time “Cuiabá Arsenal”. Buscamos compreender que condições sociais possibilitam o surgimento da oferta e demanda desse produto esportivo enquanto prática ou espetáculo. O trabalho baseia-se em uma metodológica qualitativa. Sugere-se que a pouca expressão do esporte local e a necessidade de uma diferenciação de posição social levaram ao surgimento de um grupo interessado em buscar um esporte que tivesse um potencial de distinção, havendo assim, uma homologia estrutural entre gostos esportivos e posição social ocupada pelos indivíduos. Conclui-se que o esporte, ou a escolha por uma determinada prática esportiva, está ligada aos aspectos sociais da classe social a qual o indivíduo pertence ou tem intenção de pertencer.

PALAVRAS-CHAVE: Sociologia do esporte. Esporte. Futebol americano. Bourdieu. Cuiabá Brasil

The construction of a sportive demand: the development of the american football in Cuiabá/MT

ABSTRACT

Modern sport is a social, economic and political phenomenon of great relevance in contemporary society. This article discusses the constitution of the practice of American football in the city of Cuiabá / MT, using the "Cuiabá Arsenal" team, from the Reflexive Bourgeoisian Sociology. We seek to understand that social conditions allow the emergence of the supply and demand of this sport product as a practice or spectacle. The work is based on a qualitative methodology. It is suggested that the lack of expression of the local sport and the need for a social position differentiation led to the emergence of a group interested in pursuing a sport that had a potential of distinction, thus, a structural homology between sports tastes and social position occupied individuals. It is concluded that the sport, or the choice for a certain sports practice, is linked to the social aspects of the social class to which the individual belongs or intends to belong.

Keywords: Sociology of sport, Sport, American football, Bourdieu, Cuiabá Brazil.

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Biografia do Autor

Francisco Xavier Freire Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso

Professor Efetivo da Universidade Federal de Mato Grosso, Associado I, lotado no Departamento de Sociologia e Ciência Política. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFMT. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea - ECCO/IL- UFMT. Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003), Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2000). Coordenador do Subprojeto PIBID Sociologia/Ciências Sociais - UFMT. Coordenador do GT Sociologia do Esporte da Sociedade Brasileira de Sociologia. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Esporte, Cultura e Sociedade (GEPECS) CNPq/UFMT. Tem experiências em atividades de ensino, pesquisa e extensão na área da Sociologia do Esporte, Sociologia da Violência e e Sociologia da Educação. Leciona Sociologia Teoria Social Clássica no PPG Sociologia e Sociologia I, Sociologia V, Sociologia da Cultura, Sociologia Urbana no Curso de Ciências Sociais. Tem experiência na área de Teoria Sociológica Clássica e Contemporânea, Sociologia Urbana, Sociologia da Educação, Sociologia do Esporte, Sociologia do Trabalho. 

Igor Alexandre Silva Bueno, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Estudos de Cultura Contemporânea - UFMT

Doutorado em Sociologia pela UFPR 

Pesquisador filiado ao GEPECS/CNPq/UFMT

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Publicado

13-11-2019

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ARTIGOS