A política da eletricidade: uma leitura sobre a modernização do Estado no Brasil

Autores

  • Jayme Karlos Reis Lopes PPGCIS/PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v1i23.23822

Resumo

A construção do setor elétrico nacional foi acompanhada ao longo de sua história, pela busca por instrumentalização do Estado enquanto lugar apto a planejar e prover um sistema institucional, administrativo e fiscal. Ao mesmo tempo, a energia elétrica como produto que permeia vários aspectos da vida social se mostrou ativa no processo de materialização de novas estratégias econômicas e políticas ao redor do pressuposto deste processo de modernização. Conjuntura que aponta para a difusão da eletricidade como força motriz da industrialização brasileira e ao mesmo tempo, como um dos eixos centrais de um modelo de desenvolvimento econômico com forte presença estatal. Este artigo busca debater o lugar da energia elétrica na construção deste Brasil moderno entre a primeira república e a década de 1970.

The electricity policy: a reading on modernization of the state in Brazil

ABSTRACT

Throughout its history, the construction of the national electric sector has been followed by the search for the instrumentalization of the State as a place capable of planning and providing an institutional, administrative and fiscal system. At the same time, electric energy as a product that permeates various aspects of social life has been active in the process of materializing new economic and political strategies around the presupposition of this modernization process. A conjuncture that points to the diffusion of electricity as the driving force of Brazilian industrialization and, at the same time, as one of the central axes of a model of economic development with a strong presence of the State. This article seeks to discuss the place of electric energy in the construction of modern Brazil between the first republic and the 1970s.

Keywords: Electricity, Modernization, Development, State, industrialization.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jayme Karlos Reis Lopes, PPGCIS/PUC-Rio

Doutorando em Ciências Sociais na PUC-Rio. Mestre em Antropologia Social e Política pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO) na sede acadêmica Argentina. Licenciado e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espirito Santo. É membro do grupo de pesquisa em Elites Politicas Brasileiras (PUC-Rio) e associado a Brazilian Studies Association (BRASA). Faz parte hoje do conselho editorial como editor e avaliador da Revista Dignidade Re-Vista (PUC-Rio). Pesquisa temas relacionadas a Energia, Estado, Desenvolvimento, Modernização, industrialização, Elites e Megadados.

Referências

ARAÚJO. Hildete Pereira de Melo Hermes. O setor de energia elétrica e a evolução recente do capitalismo no Brasil. Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1979. Dissertação de mestrado. p. 104.
CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados - O Rio de Janeiro e República que não foi. Companhia das Letras. 2003.
DRAIBE, Sônia M. Rumos e Metamorfoses. Paz e Terra: São Paulo, 1985.
FAORO, Raymundo. Os Donos do Poder: Formação do Patronato Político Brasileiro. 2ª ed. Porto São Paulo, 1975.
________________. A questão nacional: a modernização. Estud. av. vol.6 no.14 São Paulo, 1992.
FONSECA, Pedro. Desenvolvimentismo: a construção do Conceito. Presente e Futuro do Desenvolvimento Brasileiro, IPEA. Brasília, 2014.
LANDES, David. Prometeu desacorrentado: transformação tecnológica e desenvolvimento industrial na Europa Ocidental desde 1750 até a nossa época. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994, p. 308.
LIMA, José Luiz. Memória da Eletricidade. Ciclo de Palestras: A Eletrobrás e a história do setor de energia elétrica no Brasil. Memoria da Eletricidade no Brasil; Coordenação Renato Feliciano Dias. – Rio de Janeiro, 1995.
Memória da Eletricidade. A intervenção dos governos estaduais no setor de energia elétrica: os casos do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Paraná. Centro da Memória da Eletricidade no Brasil. Rio de Janeiro, 2005.
____________________. Energia elétrica em questão: debates no Clube de Engenharia. Rio de Janeiro: Memória da Eletricidade, 2001.
____________________. Ciclo de Palestras: A Eletrobrás e a história do setor de energia elétrica no Brasil. Memoria da Eletricidade no Brasil; Coordenação Renato Feliciano Dias. – Rio de Janeiro, 1995.
____________________.Mauro Thibau: A trajetória de um ministro, Centro de Memória da Eletricidade no Brasil, 1997. p.120
Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro online https://cpdoc.fgv.br/acervo/dhbb
____________________.A intervenção dos governos estaduais no setor de energia elétrica: os casos do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e do Paraná. Centro de Memoria da Eletricidade no Brasil. Rio de Janeiro, 2005. p. 14.
____________________. Caminhos da Modernização: cronologia da Energia Elétrica no Brasil (1879-2007). Centro de Memória da Eletricidade no Brasil. Rio de Janeiro, 2007.
PEREIRA, Ana Karine. Desenvolvimentismo, conflito e conciliação de interesses na política de construção de hidrelétricas na Amazônia brasileira. In: Capacidades estatais e democracia: arranjos institucionais de políticas públicas / editores: Alexandre de Ávila Gomide, Roberto Rocha C. Pires. – Brasília: Ipea, 2014. 385 p.
RAPOSO, Eduardo. 1930: Seis versões e uma revolução – História oral da política paraibana (1889-1940). Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana. Recife, 2006. p.21.
SCHWARTZMAN, Simon. Bases do autoritarismo 4. ed.: Publit Soluções Editoriais. Rio de Janeiro, 2007.
SOLA, Lourdes. Ideias econômicas, decisões políticas. São Paulo: FAPESP/EdUSP, 2000.
SAES, Alexandre Macchione. Conflitos do capital: Light versus CBEE na formação do capitalismo brasileiro (1898-1927). Tese. Instituto de Economia da UNICAMP, Campinas, 2008.
________________________. Luz, leis e livre-concorrência: conflitos em torno das concessões de energia elétrica na cidade de São Paulo no início do século XX. Scielo, História vol.28 no.2. Franca, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/his/v28n2/08.pdf
SACHS, Ignacy. A revolução energética do século XXI. Estudos Avançados, 21(59), 21-38. 2007.
SCHWARCZ, Lilia Moritz e STARLING, Heloisa Murgel. Brasil: uma biografia. 1º Ed. Companhia das Letras. São Paulo, 2015.
VARGAS, Getúlio. (1978) Discurso de 1944. In: A Controvérsia do Planejamento Econômico. Rio de Janeiro. IPEA. p.157.
VILLELA, A. V.; SUZIGAN, W. Política do Governo e Crescimento da Economia Brasileira, 1889- 1945. Rio de Janeiro: IPEA/INPES, 1973.

Downloads

Publicado

13-11-2019

Edição

Seção

ARTIGOS