Individualização juvenil: um estudo em trajetória entre (ex) moradores de repúblicas estudantis

Autores

  • Manuela Vieira Blanc Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com estágio doutoral na Université Paris-Ouest - Nanterre La Defense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - Universidade Vila Velha http://orcid.org/0000-0003-0595-7875

DOI:

https://doi.org/10.25067/s.v2i18.9439

Resumo

Este artigo analisa as trajetórias de jovens (ex) moradores de repúblicas universitárias e o processo de individualização experimentado a partir do seu afastamento do núcleo familiar. Foram retomados dados coletados em pesquisas realizadas entre os anos de 2005 e 2009 entre jovens então moradores de repúblicas universitárias e acompanhados os processos subsequentes de retorno às moradias familiares ou constituição de habitações individualizadas entre integrantes de uma das redes de relações anteriormente analisadas. Foi possível observar a partir da retomada do trabalho de campo como o retorno à casa familiar implicou em um processo de estagnação ou recuo ao processo de autonomização individual, enquanto a permanência na cidade de realização do curso de graduação e/ou a continuidade dos estudos favoreceu a sua intensificação. 

This article analyses the social trajectory of young college roommates and the individualization process experienced by them in the moment they leave their core family. The data studied in this paper has been collected by surveys conducted between 2005 and 2009 targeting young students of one of the previously analyzed social relations networks living in college apartments and their subsequent return to the family/individual dwellings. After the field research, it has been verified that the act of returning to the family homes is associated with the stagnation or decline of the individual empowerment process among college students, while the act of staying in the city in which students accomplished their M.A. and/or the act of developing a new undergraduate course has intensified the individualization process.

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Biografia do Autor

Manuela Vieira Blanc, Doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com estágio doutoral na Université Paris-Ouest - Nanterre La Defense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - Universidade Vila Velha

Bacharel e mestre em Ciências Sociais (UENF e PPCIS/UERJ, respectivamente, doutora em Sociologia Política pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro com estágio doutoral na Université Paris-Ouest - Nanterre La Defense e atualmente Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política - Universidade Vila Velha.

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Publicado

06-06-2016

Edição

Seção

ARTIGOS