O ATENDIMENTO EDUCACIONAL À CRIANÇA PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
Resumo
O estudo configurou-se como um recorte da dissertação de Mestrado
intitulada: Práticas Pedagógicas desenvolvidas no atendimento educacional à
criança público-alvo da educação especial em uma instituição de educação
infantil, cujo objetivo foi analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas no
atendimento educacional à criança público-alvo da Educação Especial,
realizado no âmbito da sala de recursos multifuncionais (SRM) e na sala de
atividades de uma instituição de Educação Infantil, no município de Cariacica
no estado do Espírito Santo. Na oportunidade, questionamos de que forma as
práticas pedagógicas direcionadas ao atendimento educacional da criança
público-alvo da educação especial na instituição de educação infantil estão
sendo desenvolvidas no município de Cariacica? A pesquisa foi fundamentada
na abordagem histórico-cultural, pois acreditamos que o conhecimento se
constitui a partir das relações sócias constituídas na cultura, por meio da
mediação do outro, dos objetos e dos signos. Como metodologia utilizamos o
estudo de caso etnográfico. A partir da análise dos dados, percebemos a
necessidade da transformação de um atendimento educacional que perpasse
todos os espaços da instituição de educação infantil, em especial na sala de
atividades. Entendemos que o trabalho realizado na SRM deve caminhar em
conformidade com a proposta pedagógica da instituição, aproximando-se da
sala de atividades. Observamos ainda que a participação da professora
colaboradora das ações inclusivas na sala de atividade em conjunto com a
professora regente contribuiu para o desenvolvimento infantil e incentivou o
relacionamento com as outras crianças. Assim, o diálogo, o planejamento e a
intencionalidade nas ações se constituem como alternativas para pensarmos
no atendimento possível da criança público-alvo da educação especial no
contexto da educação infantil.
Palavras-chave: Práticas pedagógicas. Atendimento educacional. Criança
público-alvo da educação especial.
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