A CARACTERIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE ALEGRE-ES E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Resumo
Este estudo busca caracterizar a educação especial e o atendimento
educacional especial no município de Alegre, Espírito Santo, no período de 2014
a 2017. Partimos do pressuposto que o atendimento educacional especializado
na escola vem propiciando possibilidades para a inclusão de alunos com
deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas
habilidades/superdotação. Assim, consideramos que essa concepção de
trabalho se contrapõe à caracterização que a educação especial vem assumindo
ao longo da história, no que diz respeito à estrutura e à forma de atendimento,
como sistema paralelo ao ensino regular, em substituição à escolarização
(KASSAR, 2011). Para tanto, desenvolvemos uma pesquisa documental, a partir
da identificação de estudos que abordassem essa temática; da busca e análise
de documentos do município que contemplassem a educação especial; e da
apreciação dos dados de matrícula da educação especial no censo escolar dos
anos 2014 a 2017. A análise dos dados, nos permitiu identificar que o
atendimento educacional especializado no município de Alegre, ainda está em
processo de constituição, considerando a inexistência de políticas de educação
especial municipal que orientasse o processo de inclusão escolar e a prática do
atendimento educacional especializado; a existência de apenas duas salas de
recursos multifuncionais; a atuação de dois profissionais de educação especial
que atuam nesses espaços e o número significativo de alunos com deficiência
no município. Assim, o estudo aponta aspectos que podem contribuir com
reflexões que busquem garantir o direito a educação, a permanência e a
aprendizagem dos alunos com deficiência no contexto da escola, a partir de
políticas e práticas na perspectiva inclusiva.
Palavras-chave: Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado.
Inclusão Escolar.
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