A INCLUSÃO DE SURDOS NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UFES
Resumo
Resumo
Esse trabalho objetiva desvelar como vem se constituindo o processo de inclusão de alunos surdos no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espirito Santo. Foram aplicados questionários distintos com perguntas abertas para os alunos surdos, ouvintes, coordenação e professores do curso de Mestrado em Educação. A coleta de dados foi realizada no segundo semestre de 2015. A pesquisa é um estudo de caso, tendo como referencial teórico, a legislação pertinente e autores da área da Educação de Surdos. A partir dos registros feitos pelos sujeitos no instrumento de coleta, organizamos os dados em eixos temáticos: a) políticas do programa para inclusão escolar; b) estratégias e práticas pedagógicas para mediação do conhecimento para atender ao aluno surdo; c) relações estabelecidas entre os sujeitos; d) avaliação das dificuldades encontradas para a inclusão dos alunos. O estudo aponta que o PPGE/UFES vem implementando políticas para a inclusão dos surdos e que alguns professores vêm buscando ressignificar suas práticas, estando mais sensíveis para essa situação os que pesquisam a Educação Especial. Há necessidade de investir na formação dos professores, estreitar as relações com os interpretes e trabalhar em função do uso e da difusão da Libras para que os surdos tenham maiores condições de se apropriarem do conhecimento e estabelecerem relações mais profícuas com os sujeitos ouvintes. A Educação de Surdos no PPGE/Ufes vem se apresentando como uma ação repleta de movimentos, mas também de desafios, no entanto há de se compreender a processualidade desse processo de inclusão no Ensino Superior.
Palavras-chave: Educação de Surdo. Políticas de Inclusão. Pós-graduação
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