DO DIREITO À EDUCAÇÃO: O DESAFIO DA DIVERSIDADE SEXUAL E PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL EM CONTEXTOS ESCOLARES HOMOFÓBICOS

Autores

  • Giovanna Carrozzino Werneck
  • Bianca Wlleivis Santos da Silva
  • Elisangela Moraes Ayres

Resumo

RESUMO

 

A educação é um direito fundamental e garantido internacionalmente. Para construir uma sociedade democrática e livre de preconceitos, há que se garantir o acesso à educação em uma escola que se configure como espaço de cidadania, equidade e diversidade. O presente artigo enquadra-se nas interseções entre as questões de gênero, diversidade sexual e homofobia, procurando verificar como a escola tem se constituído como espaço de acolhimento das diferenças, principalmente, no que tange à diversidade sexual, através de uma pesquisa de caráter quali-quantitativo que envolve pesquisa bibliográfica sobre homofobia e diversidade sexual e entrevista realizada com professores de uma escola da cidade de Presidente Kennedy, Espírito Santo. Busca-se verificar com a entrevista os limites existentes no cotidiano escolar que invisibilizam a homofobia e fazem da problematização da diversidade sexual e de questões de gênero algo distante das práticas escolares. Procura-se também verificar se o pouco conhecimento dos (as) docentes acerca dos temas em questão, somado ainda à escassez de ferramentas pedagógicas ofertadas pelos órgãos responsáveis pelas políticas públicas educacionais no Brasil, contribuem para que a escola permaneça como um espaço de discriminação e marginalização dos (as) LGBTT, promovendo a evasão escolar desse grupo historicamente discriminado. Esta pesquisa indica que a ruptura com a invisibilidade a que está destinada a homofobia e as diversidades no contexto escolar demandam esforço e trabalho contínuo, no sentido também de fazer da escola uma instituição efetivamente comprometida com a promoção da justiça social.

 

PALAVRAS-CHAVE: Gênero. Escola. Homofobia.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social