A POLÍTICA BILÍNGUE PARA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA/ES E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumo
Resumo
Trata-se do recorte de uma pesquisa que analisa as condições de oferta de ensino para a apropriação da Libras e do Português escrito a crianças surdas de um Centro Municipal de Educação Infantil – Vitória/ES, referência na educação de crianças com surdez,cuja política foi implantada em 2008. Apoia-se em legislação específica relativa a essa modalidade de ensino – Lei n.º 10.436/2002 e Decreto n.º 5.626/2005 –, como ocorre em outros municípios e estados brasileiros, que vêm incluindo em seus currículos uma educação bilíngue para pessoas surdas. O aporte utilizado é o histórico-cultural, com ênfase nos estudos de Vigotski e de Bakhtin e no papel do outro e da linguagem na constituição humana. Adota uma metodologia de abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso etnográfico. Na coleta de dados, recorre aobservação participante, diário de campo, videogravações, entrevistas e análise de fichas de matrícula. As análises indicam que as condições para a apropriação da lingua de sinais se constituem desafiadoras para aquelas crianças que vivenciam um contexto restrito de interação em Libras, devido à falta de conhecimento dessa modalidade por adultos e crianças e ao fato de a equipe bilíngue não ter o número necessário de profissionais para atendimento em diferentes espaços. Destaca a necessidade de profissionais surdos que atuem diretamente com essas crianças na educação infantil, contribuindo para a constituição de sua identidade, aprendizado e desenvolvimento, e de se pensar uma forma de atendimento que considere as especificidades da criança surda na educação infantil.
Palavras-chave: Educação bilíngue. Criança surda. Libras.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.