EDUCAÇÃO ESPECIAL NO SISTEMA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES E AS IMPLICAÇÕES COM O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Autores

  • Márcia Alessandra de Souza Fernandes
  • Edson Pantaleão

Resumo

Resumo: Analisa a história da educação especial no SME local, observando seu percurso a partir da atuação do Conselho Municipal de Educação de São Mateus-ES (CME/SM). Opta por um estudo de caso do tipo etnográfico. Com base nas elaborações teóricas de Norbert Elias, concebe o CME/SM como uma figuração de indivíduos provenientes de variadas ordens sociais, cujas relações, presentes na dinâmica de suas vidas, os inter-relacionam a outras figurações e, nessa condição, interferem nelas e sofrem suas interferências. Salienta que o CME/SM avança na sua dimensão técnica, mas, ainda não consegue avançar na dimensão política de forma a mobilizar seus grupos e a tensionar mais a balança de poder.

 

Palavras-chave: Política de Educação Especial. Conselho Municipal de Educação.  Sistema Municipal de Educação.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social