FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROTAGONIZANDO A REDE MUNICIPAL DE CARIACICA
Resumo
Resumo
Na busca de uma educação capaz de atender a todos em suas demandas de aprendizagem, a rede Municipal de Cariacica tem-se colocado a tarefa de pensar uma formação continuada que possa a partir de uma relação dialógica constituir espaço-tempo de discussão das questões desencadeadas pelos processos vividos na escola que vem se constituindo inclusiva. O presente texto se constitui um recorte de um estudo maior de caráter comparado e internacional e elegemos como elementos de análise questões que abarcam a formação continuada organizada e implementada pela rede municipal. Constata-seinvestimentos atrelados a formação continuada na busca de potencializar as práticas pedagógicas, movimentando os profissionais especializados, tanto nas formações quanto nos espaços-tempos de formação nas unidades de ensino fortalecendo o trabalho colaborativo entre os professores. Busca-se concretizar uma formação continuada que ultrapasse os professores especializados, evidenciando tentativas que abarquem os professores que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Percebe-se que muitas experiências se mostram positivas no que tange a formação continuada, evidenciando o fortalecimento de políticas públicas voltada para ações que promovam a inclusão de todos os estudantes.
Palavras-chave: Formação continuada; Políticas pública; Educação Especial.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os Anais do Seminário Nacional de Educação e do Seminário Capixaba de Educação Inclusiva utiliza a licença Creative commons attribution 3.0 (creativecommons.org) como base para transferência de direitos, para periódicos de acesso aberto - Open Archives Iniciative (OAI).A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.