FORMAÇÃO CONTINUADA NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA: PROTAGONIZANDO A REDE MUNICIPAL DE CARIACICA

Autores

  • Ariadna Pereira Siqueira Effgen
  • Karolini Galimberti Pattuzzo Breciane

Resumo

Resumo

Na busca de uma educação capaz de atender a todos em suas demandas de aprendizagem, a rede Municipal de Cariacica tem-se colocado a tarefa de pensar uma formação continuada que possa a partir de uma relação dialógica constituir espaço-tempo de discussão das questões desencadeadas pelos processos vividos na escola que vem se constituindo inclusiva. O presente texto se constitui um recorte de um estudo maior de caráter comparado e internacional e elegemos como elementos de análise questões que abarcam a formação continuada organizada e implementada pela rede municipal. Constata-seinvestimentos atrelados a formação continuada na busca de potencializar as práticas pedagógicas, movimentando os profissionais especializados, tanto nas formações quanto nos espaços-tempos de formação nas unidades de ensino fortalecendo o trabalho colaborativo entre os professores. Busca-se concretizar uma formação continuada que ultrapasse os professores especializados, evidenciando tentativas que abarquem os professores que atuam nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. Percebe-se que muitas experiências se mostram positivas no que tange a formação continuada, evidenciando o fortalecimento de políticas públicas voltada para ações que promovam a inclusão de todos os estudantes.

Palavras-chave: Formação continuada; Políticas pública; Educação Especial.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 1 Do Direito à Educação: políticas de acesso, permanência e qualidade social