AS POLÍTICAS DE INCLUSÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NO MUNICÍPIO DE CARIACICA-ES
Resumo
RESUMO
Esta pesquisa teve como objetivo geral discutir o processo de implementação da política de educação especial/inclusiva no cotidiano da Educação Infantil no município de Cariacica-ES. Assim, partimos da constatação de que em um país classista, como o Brasil, a discussão sob a inclusão não deve girar apenas em torno do respeito à diversidade, sem considerar as refrações das causas da exclusão social. Adotamos como nosso interlocutor Gramsci, por considerar que seus conceitos e formulações sobre Estado, Educação e Homem, contribuem para o aprimoramento sobre a compreensão da esfera política e dimensão educativa.Para o alcance dos objetivos, optamos por realizar uma pesquisa de caráter qualitativa através das análises de contextos culturais, sociais e políticos, específicos do município estudado, assumindo o estudo de caso como proposta metodológica, sendo adotados como procedimentos para reunir os dados, a entrevista semiestrutura, a técnica de grupo focal e análise de documentos normativos e orientadores das políticas educacionais de educação especial/inclusiva. Os sujeitos participantes da pesquisa foram a Coordenadora e um Integrante da Equipe de Diversidade e Inclusão Educacional, a Coordenadora da Equipe de Educação Infantil e oito docentes que atuam na educação especial. As análises dos documentos que norteiam a política pública de Educação Especial/Inclusiva no município de Cariacica apontam que o município vem se empenhando para adequar-se às políticas nacionais e internacionais. Entretanto, ainda existem lacunas, a serem preenchidas e contradições que devem ser superadas para que o ensino destinado ao aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação possa oportunizar um ensino potencializador, capaz de alcançar uma educação pública que atenda àquilo que se espera aos sujeitos público-alvo da educação especial, ou seja, viver sua cidadania como sujeitos cognoscentes.
Palavras-chave: Educação Especial. Políticas Educacionais de Inclusão Escolar. Educação Infantil.
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