UM OLHAR FENOMENOLÓGICO SOBRE A DIFERENÇA A PARTIR DE X-MEN, O FILME
Resumo
RESUMO
Trata-se de um artigo cujo objetivo é a apresentação da diferença na película X-MEN, o filme. Para isso, e tendo como princípio a imersão compreensiva em sua realidade, iniciou-se com a abertura perceptiva dentro dos contextos espaço-temporais da produção, tendo como intuito a compreensão acerca das interrelações entre personagens nos aspectos relativos a diferença. Como metodologia utiliza a fenomenologia, que a partir da fruição cinematográfica, realiza a extração de unidades de significado com seu registro escrito e produção de Versão do Sentido(VS), que se trata do relato e registro realizado de forma imediata pelo pesquisador. Além da VS utiliza como instrumentos metodológicos para a coleta de dados, análises e compreensão o conceito merleaupontiano de sujeito carnal, que depreende o pesquisador e pesquisa como imbricados, e pela noção de sentido/sentido de Amatuzzi, que concebe que os resultados e análises se dão a partir de sentidos particulares diante ao vivenciado. Como resultados apresenta a produção de uma série de estereotipias acerca da discussão sobre a diferença; da apresentação de heróis(ainda que mutantes) como figuras que exercem fascínio e os vilões como mutantes mesquinhos, anti-higiênicos, brutalizados e, intelectualmente, inferiores, o que serve como pretexto para a sua aniquilação pelos primeiros. A película apresenta-se iconicamente como possibilidade de discussão acerca da visão produzida pelo cinema comercial acerca da temática da diferença. Por último, argumenta que a partir da análise crítica de filmes como X-MEN é possível potencializar discussões dentro e fora de sala-de-aula acerca da necessidade da compreensão da diferença como possibilidade de ser e existir com o outro.
Palavras-chave: Fenomenologia. Diferença. X-MEN.
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