SOLICITUDE PEDAGÓGICA E ATO RESPONSÁVEL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ALUNO COM AUTISMO NO ENSINO COMUM

Autores

  • Emilene Coco dos Santos
  • Fernanda de Araújo Binatti Chiote

Resumo

Resumo

O presente estudo tem por objetivo refletir sobre o fazer docente na escolarização da pessoa com autismo no ensino comum, tomando como base duas pesquisas de mestrado que tratam a inclusão desses alunos na educação infantil e no ensino fundamental. Usa os conceitos de solicitude pedagógica (MEIRIEU, 2002) e ato responsável (BAKTHIN, 2010) na análise das ações pedagógicas apresentadas nos trabalhos de Chiote (2011) e Santos (2012), tendo em vista a potência desse fazer quando se caracteriza por uma ação planejada e intencional do professor. O aumento de matrículas de crianças com autismo no ensino regular tem causado no encontro dos professores com esses alunos um estranhamento inicial, marcado por um lugar de impotência desse profissional diante do sujeito com autismo, principalmente quanto afirmam não serem preparados para trabalhar com o autismo e suas especificidades. Toma o trabalho pedagógico do professor discutido nesses estudos como fonte de dados para análise do fazer docente, por entender que, no espaço escolar, a ação do professor na condução do processo de ensino pode restringir ou viabilizar os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com autismo. Os estudos indicam que ao assumirem o trabalho pedagógico com esses alunos a partir de um olhar para ele como pessoa, sujeito que apresenta especificidades, mas, sobretudo possibilidades, as professoras constituíram com o aluno outro modo de se perceberem profissionais, rompendo com o não saber, transformando a experiência cotidiana em conhecimento e apostando na ação pedagógica para investimento na participação do sujeito nas propostas educativas.

Palavras-chave: Aluno com autismo. Solicitude pedagógica. Ato responsável.

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Publicado

04-04-2019

Edição

Seção

Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas